Saúde

Faltas às consultas de puericultura e pediatria são altas em Jaraguá

Exemplo é o oferecimento de 14,1 mil consultas em 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde e 2.533 faltas sem aviso

04/05/2022

A falta às consultas previamente agendadas tem sido um problema para o sistema público de saúde. Em Jaraguá do Sul não é diferente, em especial na área da puericultura e pediatria, onde sempre existem reclamações de pais, todavia, a falta de responsabilidade de alguns prejudica outros. Exemplo é o oferecimento de 14,1 mil consultas em 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde e 2.533 faltas sem aviso no mesmo período.

Isso significa que outras crianças poderiam ser atendidas, mas as consultas acabam sendo pagas ao profissional contratado, por absenteísmo. De acordo com a diretora de Saúde, Sílvia Bonatto e com a gerente de Atenção Primária, Amanda de Lemos Mello, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul ofertou 14.157 consultas às crianças, sendo 8.424 de puericultura, 5.733 de pediatria e mais as demandas espontâneas.

No entanto, 2.533 não compareceram às consultas previamente agendadas, sem nenhum aviso, sendo 1.388 na puericultura e 1.145 na pediatria durante o ano passado. “Quando os pais, por algum motivo, não podem levar a criança em determinado horário e avisam com antecedência, chamamos o próximo, não havendo problema algum nisso. No entanto, as faltas sem avisar é que é o problema”, apontam Sílvia e Amanda.

Em 2022, de janeiro a março, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou 3.598 consultas às crianças dentro da faixa preconizada, mas 787 faltaram.

Puericultura e pediatria podem parecer a mesma coisa, mas não são. O primeiro atendimento ao bebê na unidade de saúde mais próxima da residência deve ser realizada nos primeiros dias após o nascimento. “Em Jaraguá do Sul, o bebê sai da maternidade já com a primeira consulta agendada, onde passa por uma avaliação com a enfermeira e o médico do posto de referência”, aponta a diretora de Saúde, Sílvia Bonatto.

Nessa consulta os profissionais orientam a família para que acompanhem regularmente o crescimento, peso, altura e desenvolvimento do bebê. Na consulta de pediatria – acima de dois anos -, os profissionais atendem o bebê/criança com algum problema de saúde e encaminham ao pediatra para definir as melhores condutas a serem adotadas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x