Educação

FCEE alerta para intervenção precoce do desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista em SC

O TEA é caracterizado por alterações na comunicação social e no comportamento

04/04/2022

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) trouxe um alerta para o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril, sobre a importância da intervenção precoce para o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A intervenção precoce é um dos serviços mais importantes no TEA. O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes e as políticas públicas precisam se voltar para o serviço de intervenção precoce porque ele muda a vida desse sujeito, muda a vida dos seus familiares e muda toda a sociedade”, enfatiza a pedagoga Mariele Finatto, coordenadora do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da FCEE.

Esse serviço é oferecido para crianças de zero a seis anos, e é considerado padrão ouro pela Sociedade Brasileira de Pediatria. “Quando a intervenção precoce é feita de maneira intensiva, quando é feita com base em práticas baseada em evidências, quando é composta por equipe multidisciplinar, ela causa nas pessoas com autismo uma diminuição das características do transtorno. Isso visa, nestas pessoas, um melhor prognóstico”, destaca Mariele.

O TEA é caracterizado por alterações na comunicação social e no comportamento. Pessoas neurodiversas sentem o mundo de uma forma diferente do que pessoas neurotípicas. Elas precisam de outras formas de estímulo para interagirem e aprenderem, com o apoio de equipe multidisciplinar e família.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x