Comunidade Santo Estêvão celebra 103 anos com festa em setembro; veja a programação
Foto Foto: Divulgação/Redes sociais da Comunidade Santo Estêvão
O bairro Garibaldi, em Jaraguá do Sul, se prepara para uma grande celebração no mês de setembro. A Festa do Padroeiro Santo Estêvão da Hungria acontece entre os dias 04 e 07 de setembro de 2025 e marca os 103 anos de fundação da comunidade.
Serão quatro dias de fé, alegria e tradição. O evento contará com celebrações religiosas, almoços festivos com churrasco típico de igreja e muita confraternização.
Confira a programação completa
As comemorações religiosas serão celebradas em tríduo, ou seja, três dias da festão são reservados para missas e momentos de fé. A festa do padroeiro tem início dia no domingo (07/09), após a última missa, quer será realizada pela manhã. Confira:
- Quinta-feira (04/09): missa às 19h;
- Sexta-feira (05/09): missa às 19h, seguida de um momento de partilha;
- Sábado (06/09): missa às 17h e marca o início oficial dos festejos com serviços completos;
- Domingo (07/09): missa às 10h, seguida de um almoço festivo com churrasco, marreco, strudel e porções. Às 14h, tarde dançante com a banda San German.
No último dia de festa também terá venda de pastéis, cachorro quente, bolos e cucas.
Você também pode acompanhar mais informações no Instagram da comunidade, @comunidade.santoestevao.
Ver essa foto no InstagramConteúdos em alta
Quem foi Santo Estêvão da Hungria?
Santo Estêvão da Hungria nasceu por volta de 969 d.c, na região da Panônia (atual Hungria), onde os magiares tiveram contato com o cristianismo. Filho do duque Gesa e de uma princesa cristã, foi batizado aos dez anos, junto com o pai convertido.
Em 997, tornou-se rei e consolidou o legado paterno, unificando 39 tribos e fundando a nação húngara sob a fé católica. Casou-se com a princesa Gisela, irmã do imperador da Baviera, e contou com a orientação espiritual do bispo Adalberto de Praga.
Conseguiu do Papa Silvestre II a fundação de uma hierarquia autônoma para a Igreja húngara. Fundou hospitais, asilos e creches para a população pobre, atendendo, especialmente, os abandonados e marginalizados. ele fazia questão de tratar pessoalmente dos doentes, tendo adquirido o dom da cura.
Cinquenta anos mais tarde, após os seus feitos de santidade percorrem toda a Europa, foi incluído no livro dos santos, em 1083, pelo papa Gregório VII.
Como isso impacta sua vida?
Celebrar a Festa de Santo Estêvão é fortalecer os laços de comunidade e manter viva uma herança cultural de 103 anos. É também a oportunidade de viver momentos de espiritualidade e alegria em família, com boas comidas e músicas típicas da região.
Bruna Friedel
Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.