Cotidiano | 25/08/2025 | Atualizado em: 25/08/25 ás 10:59

Comunidade Santo Estêvão celebra 103 anos com festa em setembro; veja a programação

PUBLICIDADE
Comunidade Santo Estêvão celebra 103 anos com festa em setembro; veja a programação

Foto Foto: Divulgação/Redes sociais da Comunidade Santo Estêvão

O bairro Garibaldi, em Jaraguá do Sul, se prepara para uma grande celebração no mês de setembro. A Festa do Padroeiro Santo Estêvão da Hungria acontece entre os dias 04 e 07 de setembro de 2025 e marca os 103 anos de fundação da comunidade.

Serão quatro dias de fé, alegria e tradição. O evento contará com celebrações religiosas, almoços festivos com churrasco típico de igreja e muita confraternização.

Confira a programação completa

As comemorações religiosas serão celebradas em tríduo, ou seja, três dias da festão são reservados para missas e momentos de fé. A festa do padroeiro tem início dia no domingo (07/09), após a última missa, quer será realizada pela manhã. Confira:

  • Quinta-feira (04/09): missa às 19h;
  • Sexta-feira (05/09): missa às 19h, seguida de um momento de partilha;
  • Sábado (06/09): missa às 17h e marca o início oficial dos festejos com serviços completos;
  • Domingo (07/09): missa às 10h, seguida de um almoço festivo com churrasco, marreco, strudel e porções. Às 14h, tarde dançante com a banda San German.

No último dia de festa também terá venda de pastéis, cachorro quente, bolos e cucas.

Você também pode acompanhar mais informações no Instagram da comunidade, @comunidade.santoestevao.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Comunidade Santo Estêvão (@comunidade.santoestevao)

Quem foi Santo Estêvão da Hungria?

Santo Estêvão da Hungria nasceu por volta de 969 d.c, na região da Panônia (atual Hungria), onde os magiares tiveram contato com o cristianismo. Filho do duque Gesa e de uma princesa cristã, foi batizado aos dez anos, junto com o pai convertido.

Em 997, tornou-se rei e consolidou o legado paterno, unificando 39 tribos e fundando a nação húngara sob a fé católica. Casou-se com a princesa Gisela, irmã do imperador da Baviera, e contou com a orientação espiritual do bispo Adalberto de Praga.

Conseguiu do Papa Silvestre II a fundação de uma hierarquia autônoma para a Igreja húngara. Fundou hospitais, asilos e creches para a população pobre, atendendo, especialmente, os abandonados e marginalizados. ele fazia questão de tratar pessoalmente dos doentes, tendo adquirido o dom da cura. 

Cinquenta anos mais tarde, após os seus feitos de santidade percorrem toda a Europa, foi incluído no livro dos santos, em 1083, pelo papa Gregório VII.  

Como isso impacta sua vida?

Celebrar a Festa de Santo Estêvão é fortalecer os laços de comunidade e manter viva uma herança cultural de 103 anos. É também a oportunidade de viver momentos de espiritualidade e alegria em família, com boas comidas e músicas típicas da região.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Bruna Friedel

Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br