Cultura

Festival de Música de Santa Catarina supera as expectativas da direção artística

O evento, que iniciou no dia 16 de janeiro, encerra neste sábado (29), no grande teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar)

28/01/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Festival de Música de Santa Catarina supera as expectativas da direção artística

Camila Silveira Rosa

O clima é de cansaço, satisfação, alegria e tristeza ao mesmo tempo entre os femusckianos, professores, staffs e amantes da música que durante duas semanas acompanharam mais de 60 apresentações no Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

O evento, que iniciou no dia 16 de janeiro, encerra neste sábado (29), no grande teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar), em Jaraguá do Sul, palco das grandes apresentações.

Mas, antes de fechar as cortinas oficialmente, o festival-escola proporciona mais cinco apresentações ao público.

Na noite desta sexta-feira (28), haverá show de música popular às 18h30, recitais de câmara às 19 horas e o grande concerto às 20h30, que apresenta As Bodas de Fígaro de Wolfgang Amadeus Mozart.

No sábado (29), último dia de festival, o público é convidado para acompanhar a apresentação do Femusckinho às 11 horas no grande teatro.

O diretor-artístico do festival, Alex Klein, avalia como positivo o Festival. “O Femusc superou as expectativas, mas também convenhamos que as nossas expectativas eram baixas, um festival menor com menos concertos, com menos gente, no meio da pandemia, mas nós conseguimos contornar as situações que a pandemia nos jogou”, destaca.

Durante os 15 dias de Femusc, foram realizados vários testes de Covid nos participantes e os que testaram positivo foram afastados e isolados. Poucas substituições de músicos foram feitas para as apresentações devido a doença.

Agora, o Femusc dá uma pausa deixando um gostinho de saudade para retornar ano que vem com toda a força que tem o festival.

Festival fecha sábado com concerto de música antiga e MPB

O Festival de Música de SC apresentou na quarta-feira (26) a última apresentação da Série Grande Concertos. O último espetáculo teve participação especial dos professores do curso de Música Antiga e como destaque teve o “Trio para clarinete, violino e cello”, do compositor checo Johann Baptist Vanhal e a “Sonata para trompas e cordas”, do italiano Luigi Cherubini. Composições de Mozart e François Devienne também fizeram parte do repertório.

A programação desde quinta-feira (27) conta com a Noite de Gala e apresentação da homenagem ao bicentenário da Independência, com concerto da obra musical “Abertura para a Independência do Brasil”, composta por Dom Pedro I, em 1820.

Nesta sexta-feira (28), é a vez da apresentação da Ópera “As Bodas de Fígaro”, com a participação de mais de 40 artistas e que está sendo produzida com recicláveis e reaproveitamento da sobra de material da indústria e do comércio de Jaraguá do Sul. O espetáculo terá a participação da drag queen Saturna.

Já no sábado (29), o Festival encerra a programação com um show pela manhã apresentando as crianças que participaram do Femusckinho e a noite está previsto um grande espetáculo com concerto de música antiga e um show de Música Popular Brasileira.

Foto: Camila Silveira Rosa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x