Grandes empresários e Jorginho Mello vão a Nova York em busca de investimentos para SC

Foto: IA JDV
Representando o setor produtivo de Santa Catarina, o presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, iniciou nesta segunda-feira, 12 de maio, uma intensa agenda nos Estados Unidos voltada à atração de investimentos internacionais. A missão integra uma iniciativa conjunta entre o Governo de Santa Catarina e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e se estende até o dia 16, com compromissos em Nova York, Washington e Boston.
Com foco nos setores de infraestrutura de transportes, inovação tecnológica e economia verde, a comitiva tem como prioridade apresentar os diferenciais competitivos de Santa Catarina e captar recursos privados para alavancar projetos estruturantes — especialmente em um cenário em que o limite fiscal reduz a capacidade de investimento público.
“O mercado norte-americano tem muitos investidores, e Santa Catarina é um estado diferenciado, com uma economia sólida e com muitas potencialidades. Podemos encontrar interessados em financiar projetos catarinenses”, destacou Aguiar. Segundo ele, o fortalecimento das parcerias internacionais é fundamental para superar os desafios de financiamento enfrentados atualmente.
SC Day em Nova York abre agenda com foco em infraestrutura e tecnologia
O primeiro compromisso de Aguiar ocorre ainda nesta segunda-feira em Nova York, durante o SC Day — evento promovido pelo governo estadual que reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes do mercado financeiro. Na ocasião, o presidente da FIESC apresentará o cenário econômico de Santa Catarina, destacando a força do setor industrial e os projetos com alto potencial de retorno para investidores estrangeiros.
O encontro conta com a presença do governador Jorginho Mello, do chairman do BTG Pactual, André Esteves, do presidente da Acate, Diego Ramos, além de secretários estaduais como Cleverson Siewert (Fazenda), Beto Martins (Portos e Aeroportos) e Paulo Bornhausen (Assuntos Internacionais).
Liderança regional na pauta da indústria brasileira
Ainda nesta segunda, Aguiar participa do Brazilian Regional Markets, representando as federações industriais do Sul (FIESC, FIERGS e FIEP) na programação liderada pela CNI. O encontro tratA de temas estratégicos como competitividade, inovação e os impactos das tarifas comerciais norte-americanas sobre produtos brasileiros. A agenda também incluiu diálogos com diplomatas e especialistas internacionais sobre o futuro das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Sustentabilidade, BID, MIT e Harvard: programação segue até dia 16
Nos próximos dias, a comitiva industrial de Santa Catarina participa de uma série de eventos de alto nível. Um dos destaques é a 4ª edição do Brazil Summit, promovido pela CNI em parceria com o jornal britânico Financial Times, que terá como foco os avanços da economia verde e da agenda de sustentabilidade na indústria brasileira.
A programação internacional também inclui reuniões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o Banco Mundial, além de visitas técnicas às prestigiadas universidades Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), com o objetivo de fomentar parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.
Como isso impacta sua vida?
A presença ativa de lideranças industriais catarinenses em missões internacionais como esta reforça o papel de Santa Catarina como uma potência econômica nacional. Para empresários, industriais e trabalhadores do estado, essas articulações podem representar novos investimentos, melhorias logísticas e oportunidades em setores estratégicos como inovação, transporte e sustentabilidade. O resultado? Um ambiente mais competitivo para a indústria local, geração de empregos e desenvolvimento regional em toda Santa Catarina.