Colunas

Flávio José | O RETORNO – Natália Lúcia Petry retornou para a Câmara de Vereadores. Com…

Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu

12/04/2024

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

 

O RETORNO – Natália Lúcia Petry retornou para a Câmara de Vereadores. Com a desincompatibilização do cargo de secretária de Cultura, Esporte e Lazer e com a permanência do vereador Onésimo Sell no Samae, como primeira suplente, Natália voltou para a Câmara e assumiu no lugar de Jacira Buzzarello.

 

flávio

 

Deve permanecer até o final do ano porque Onésimo, embora tenha sido o mais bem votado em 2020, ficou decepcionado com o trabalho parlamentar e não será candidato. “Não foi o que eu pensava”, tem repetido aos eleitores.

 

 

O RETORNO 1 – Também em Guaramirim, o vereador Marcelo Amadeu Deretti retornou para a Câmara. Era secretário da Saúde e, com isso, o suplente imediato, Duno Butschardt, deixou o cargo. Marcelo tem se colocado como pré-candidato a prefeito pelo PP, mas os bastidores registram que o caminho deve ser a busca da reeleição. O PP, segundo observadores, deve apoiar o atual prefeito, Osvaldo Devegili, à reeleição, tido como candidato natural do grupo.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

CONVERSAS – Com as mudanças partidárias confirmadas, os partidos entraram em outro estágio pré-eleitoral. As conversas fluem, mas sem definições. Fica tudo para o período das convenções, de 20 de julho a 5 de agosto. Em Guaramirim, em princípio, o quadro de pré-candidaturas não mudou, mas nos bastidores se percebe movimentação em busca de entendimentos e aproximação, como União Brasil, PP e PSD. Além de outros, claro.

 

 

CONVERSAS 1 – No MDB, Nilson Bylaardt segue com a intenção da pré-candidatura e agora conta também com Evaristo Caviquioli, que veio do antigo grupo do PL. No Partido Liberal, Adriano Zimmermann é o nome preferencial. O PSB tem conversado com o PDT do pré-candidato Marcos Treis e tem recebido convite para conversar com o MDB, União Brasil e PSD. Um espera pelo outro, alguns dão um passo à frente, mas definições, mesmo, só em agosto.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

MUDANÇAS – Em Corupá, segundo a coluna apurou, houve uma mudança apenas de partido na janela eleitoral fechada na sexta-feira. O vereador Alfredo Gramm, do PDT, teria migrado para o PSDB, ampliando a bancada tucana. O PL teve a executiva provisória homologada e um grupo que se autodenominava “Conselho do PL de Corupá”, acabou criando o partido Novo, comandado por Nininho Eipper. Também o União Brasil está formado.

 

 

MUDANÇAS 1 – A criação do União Brasil, contam os bastidores, teria sido uma estratégia para acolher nomes em excesso do MDB interessados em concorrer a uma cadeira na Câmara. O presidente nada mais é do que Joney Morozini, ex-presidente do MDB, e fiel escudeiro do grupo político dominante em Corupá há décadas. Com isso, haverá mais gente na linha de frente pedindo votos para candidato a prefeito que o UB irá apoiar. Quem será?

 

 

INCÓGNITA – O ex-vereador e atual secretário da Saúde em Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, não é o queridinho do MDB de Corupá, que segue a cartilha do Tamanini, velha raposa política. Há quem assegure que sua pré-candidatura é uma imposição do deputado Antídio. Pelo sim, pelo não, o seu desafio será passar pela convenção do MDB. Tem gente apostando que o nome preferido é Wilson Gessner, ex-secretário de Obras. Tudo é suposição, ainda.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

HOSPITAIS – Reiner Modro, presidente do PP de Jaraguá do Sul, confirma informação do senador Esperidião Amin de que será destinado R$ 500 mil ao Hospital Jaraguá do orçamento do Ministério da Saúde. Há duas semanas, o deputado federal Zé Trovão, do PL, trouxe R$ 300 mil para cada hospital (Jaraguá e São José). Os valores podem parecer baixo pelo custo para manter um hospital, mas são importantes e ajudam na manutenção. Que venha mais.

 

CASA SÃO JOSÉ – Vale o registro dos sete anos de funcionamento da Casa São José, um espaço de acolhimento a pacientes e acompanhantes que fazem tratamento no Hospital São José e alguns até no Jaraguá.

 

flávio

 

Que trabalho fantástico faz a entidade e seus voluntários, que vestem a camisa pelo bem de outros fragilizados pela doença e que acaba envolvendo também as famílias. Os depoimentos dos hóspedes, pela acolhida, são realmente de emocionar.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.

Notícias relacionadas

x