Colunas

Flávio José | O governador Jorginho Mello, acompanhado da…

Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu

10/05/2024

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

GOVERNADOR – O governador Jorginho Mello, acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, estará nesta sexta-feira cumprindo agenda em Jaraguá do Sul, tendo como pauta principal o repasse parcelado de R$ 7,5 milhões para reforma e ampliação do Pronto Atendimento Infantil e Obstétrico. Um encontro com a imprensa está confirmado para as 17h pelo Hospital Jaraguá, para explicação sobre os investimentos a serem feitos no local, o que deve qualificar a prestação de serviços nessa área.

 

pol

GOVERNADOR 1 – A expectativa é de que as autoridades estaduais anunciem outras medidas na saúde. A cidade, como referência regional na saúde, tem recebido muitas demandas de pacientes que não se restringem à região, mas que atende por ser “porta aberta”, em detrimento, muitas vezes, dos próprios residentes, como já tem ocorrido. A Prefeitura tem aportado recursos elevados nos serviços dos hospitais, mas a conta não é dividida com outros municípios que usufruem da estrutura, sem investir nada.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

 

REALIDADE – O climatologista Carlos Nobre, um dos cientistas brasileiros mais respeitado em todo o mundo, fez esta semana um alerta de que desastre provocado pelas mudanças climáticas, como o que deixou o Rio Grande do Sul debaixo d’água, serão cada vez mais frequentes e fazem parte de um fenômeno que não tem mais volta. Segundo ele, o negacionismo climático, sobretudo dos políticos brasileiros, favorece a ocorrência desse tipo de evento. Está coberto de razão e os motivos são claros.

 

 

REALIDADE 1 – Segundo o cientista, “a população brasileira é negacionista, mas quando a gente vai na classe política aumenta muito. O nível de políticos que não querem aprovar orçamentos que vão nessas medidas de aumentar a resiliência dos brasileiros com relação aos extremos climáticos é alto. Então, nós temos realmente muito a mudar essa postura política”, defendeu. De fato, olhando o Estado e a região, como um todo, dá para contar nos dedos quem investe na prevenção. Não dá mais para postergar.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

 

CONSELHO – Os municípios em todo o Brasil realizaram no dia 1º de outubro as eleições dos conselhos tutelares, cujas posses aconteceram em janeiro. Em Schroeder, o CMDCA já está convocando a população para a eleição suplementar para membros suplentes. Teve apenas duas suplentes e há necessidade de nomes para assumir durante férias, afastamento, licença e outros das titulares. A data já está definida para o dia 16 de junho, das 9h às 17h, na Escola Emílio da Silva. A votação é pelos eleitores, não obrigatória.

 

pol

PAC SELEÇÕES – A deputada federal Ana Paula Lima anunciou que a cidade de Jaraguá do Sul será beneficiada com um investimento do Governo Federal através do PAC Seleções-Cidades, totalizando mais de R$ 3,4 milhões. Estes fundos foram alocados como parte de propostas selecionadas nesta nova etapa do PAC Seleções, na categoria encostas. O PAC Seleções opera dentro dos eixos de Água para Todos e Cidades Sustentáveis, abrangendo cinco modalidades fundamentais para o desenvolvimento urbano.

 

 

PAC SELEÇÕES 1 – “A destinação desses recursos é uma demonstração do compromisso do governo do presidente Lula em fortalecer as comunidades locais e promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou a deputada Ana Paula Lima. “Esses investimentos serão essenciais para impulsionar projetos que visam melhorar a infraestrutura urbana, promover a segurança e fortalecer a capacidade de resposta a desastres naturais em Jaraguá do Sul”. É um anúncio importante para a cidade.

 

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

flávio

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.

Notícias relacionadas

x