Educação

Formações e orientações antecederam a abertura do ano letivo em Massaranduba

As escolas e CEIs receberam seus professores efetivos na semana de 24 a 28 de pedagógica e atualização dos planos de contingência

16/02/2022

As aulas já iniciaram em Massaranduba. Os alunos estão na segunda semana, mas antes disso, gestores e professores tiveram trabalho intenso de preparativos e formações. As escolas e CEIs receberam seus professores efetivos na semana de 24 a 28 de pedagógica e atualização dos planos de contingência (Plancons).

Os gestores da rede municipal estiveram em reunião na Secretaria de Educação no dia 20 de janeiro. A reunião tratou de fazer a acolhida e traçar o planejamento das atividades para iniciar o ano letivo. Também foi trabalhado a Ecoformação, por meio da apresentação da professora e gestora mestra. Sandra Bernadete Pinto Reikavieski, que motivou os colegas para que os princípios da ecoformação sejam retomados nos projetos e planejamentos deste ano.

Os auxiliares de sala que atuam com crianças com deficiência estiveram reunidos no dia 4 no auditório da Secretaria de Educação. No encontro, a professora Ariane Berri Riegel e a Equipe Multidisciplinar puderam tecer algumas reflexões acerca da Educação Especial. Também foram apresentadas e discutidas as atribuições do Auxiliar de Sala, além de orientações e trocas de ideias.

Orientações pedagógicas para professores dos anos finais

Os professores dos anos finais receberam orientações pedagógicas, conduzidas pelo orientador Leomar Kieckhoefel. O encontro aconteceu em 4 de fevereiro. Repasses importantes vinculados às temáticas como acolhida, planejamento, avaliação, projetos, metodologias ativas e o uso da tecnologia, entre outros, estiveram em pauta.

O momento de formação contou com a fala ativa dos professores nas discussões para que os processos de ensino e de aprendizagem possam ser vividos de modo qualitativo nas diferentes disciplinas que compõem o currículo da rede municipal de ensino.

Para o orientador Leomar, “cada professor, na especificidade da sua área de formação e atuação, é capaz de corroborar significativamente na vida e na formação dos estudantes, mas para isso, o professor necessita de um olhar atento e aprendiz, a fim de que possa se tornar contemporâneo ao seu tempo, servindo de inspiração para seus estudantes por meio do conhecimento e da sua postura humana nas relações que estabelece no espaço escolar”.

Práticas de alfabetização e repasses pedagógicos

A professora Katiane de Oliveira da Rossi Stassum assessorou a formação sobre “Consciência Fonológica”. O encontro aconteceu no dia 4 de fevereiro e foi conduzido de forma dinâmica a fim de qualificar o trabalho com a alfabetização dos estudantes. Estiveram presentes os professores da Pré-Escola, 1º e 2º anos e Sala de Apoio. Foi um momento de muito aprendizado, rico em informações e em práticas alfabetizadoras.

O encontro contou também com orientações pedagógicas repassadas pela Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação, sob a coordenação dos professores Ariane Berri Riegel e Leomar Kieckhoefel.

Fundamentos e metodologias no ensino da matemática

No dia 3 de fevereiro, os professores de Pré-Escola, Anos Iniciais e Anos Finais – das disciplinas de Matemática e Matemática e Pensamento Computacional, Gestores e Orientadores tiveram formação na área da Matemática. Este encontro foi conduzido pelo professor mestre Cristiano Rodolfo Tironi que abordou questões centrais desta área do conhecimento, aproximando-a do dia a dia dos estudantes e dos professores, para atribuir maior sentido às aprendizagens matemáticas.

Em razão disso, desde a Educação Infantil questões algorítmicas e algébricas corroboram para ampliar o entendimento gradual dos estudantes e estes, quando chegam no Ensino Fundamental, continuam ampliando suas relações com o conhecimento matemático. Nesse contexto, a tecnologia é uma grande aliada do professor e, além disso, o planejamento docente, estruturado numa perspectiva interdisciplinar, pode enriquecer ainda mais esse processo.

Este movimento transita entre a resolução de problemas, questões de lógica, probabilidade, entre outros. A formação terá sequência no decorrer do ano letivo, vinculando os fundamentos da Matemática sob o olhar teórico e prático, subsidiando os professores com orientações próximas, considerando a etapa de ensino e as principais necessidades de aprendizagem da turma.

Alfabetização em foco

Os professores da Pré-Escola, 1º e 2º anos e professores da Sala de Apoio iniciaram um processo formativo na área da Alfabetização. Foi um momento rico de aprendizado (teórico e prático) e trocas de experiências. O encontro foi conduzido pela professora mestra Josiane Cardozo Kieckhoefel e motivou os alfabetizadores para este início de ano letivo, ampliando o entendimento de aspectos centrais que envolvem os processos de aprendizagem da leitura, da escrita sob a perspectiva do Letramento.

Mundo paralímpico

No dia 2 de fevereiro, os professores de Educação Física da Pré-Escola e Ensino Fundamental tiveram uma imersão no mundo paralímpico, aprofundando conhecimentos acerca dos Jogos Paralímpicos e suas modalidades. O encontro foi conduzido pelo professor da rede municipal, Maicon Fabrício Naffien que atua também como árbitro em modalidades paralímpicas.

Além disso, os profissionais tiveram a oportunidade de conversar com um atleta bicampeão paralímpico: Eliseu dos Santos. O relato emocionou e inspirou os participantes.

Educação infantil

Na última semana de janeiro, os professores e auxiliares de aula efetivos da Educação Infantil estiveram em reunião pedagógica no auditório da EMEF Ministro Pedro Aleixo, conduzida pela Secretaria de Educação, por intermédio da coordenadora Elisia Kasprowicz Stein. O momento foi de reflexão e estudo sobre as práticas pedagógicas para esta etapa de ensino.

Autoformação, ecoformação e heteroformação na educação infantil

A Ecoformação faz parte da Diretriz da Rede Municipal de Massaranduba. Preocupa-se com a formação integral do ser e perpassa pela autoformação (nosso interior), heteroformação (outras pessoas) e ecoformação (meio natural). No dia 27 de janeiro, os professores e auxiliares de sala efetivos da Educação Infantil puderam vivenciar vários momentos ecoformadores.

Em meio a um belo cenário natural, Refúgio dos Lagos – cedido por Fernando Sandalovski -, a palestra autoformadora foi promovida por Margarete Prates Sell, momento que trouxe alegria e foi intensamente motivadora para o grupo.

Na continuidade, conduziram o encontro as professoras mestras Sandra C. P. Micheluzzi e Cíntia Luiza Leuthauser que trouxeram os aspectos conceituais da ecoformação e promoveram a discussão sobre o Projeto Criativo Ecoformador de cada Unidade Escolar.

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