Jaraguá do Sul

Fórum do Idoso discute realidade do grupo etário em Jaraguá do Sul

A programação iniciou às 8 horas, com a apresentação do Coral Voz Ativa do Centro de Convivência.

03/05/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

O Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmidt recebeu na sexta-feira (28), o 1º Fórum Municipal do Idoso, que reuniu pelo menos três centenas de pessoas entre grupos de idosos, coordenadores destes grupos, autoridades públicas além de entidades e empresas parceiras. A programação iniciou às 8 horas, com a apresentação do Coral Voz Ativa do Centro de Convivência. Após, ocorreu a cerimônia de abertura feita pela presidente do Conselho Municipal dos Direito do Idoso (CMDI), Hildegard Boshammer, e pela Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Níura Demarchi dos Santos

Elas destacaram a importância de garantir uma “boa longevidade” ao público idoso. “Embora os resultados do último Censo ainda não estejam fechados, estimamos 20 mil idosos vivendo em Jaraguá do Sul. Destes, cerca de 40% vivem em situação de isolamento social por diversas situações como ajudar a cuidar dos netos, por ainda ser provedor de sua família, problemas relacionados à saúde, à violência, entre outros fatores. Em cima desta realidade que as políticas públicas precisam atuar para tirar essas pessoas deste isolamento. E muitas vezes, é o poder público que chega primeiro para ajudar essas pessoas”, defendeu Níura.

A presidente do CMDI, Hildegard Boshammer, falou da importância do primeiro fórum municipal voltado ao público de terceira idade. “O objetivo é aproximar ainda mais as pessoas idosas dos serviços prestados pelo Poder Público, iniciativa privada e entidades não governamentais. Este é o nosso desafio hoje”, destacou Hildegard, que também coordena o Centro de Convivência onde são feitas ações voltadas à Terceira Idade. 

Hoje, a unidade atende cerca mil idosos por dia em suas oficinas e atividades físicas como ginástica e pilates. Estima-se que hoje existem 33 grupos da Terceira Idade na cidade.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x