Esportes

Futebol: Filipe Luís anuncia aposentadoria e receberá homenagens em Flamengo x Cuiabá

Ídolo, o jaraguaense conquistou 10 títulos nos últimos quatro anos; a tendência é que permaneça no clube com outro cargo que ainda será definido

30/11/2023

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Fonte: GE

Filipe Luís adiou, mas tomou a decisão e anunciou a aposentadoria do futebol nesta quinta-feira (30). A partida entre Flamengo e Cuiabá, no domingo (3), será a despedida do Maracanã e marcará uma tarde de homenagens ao ídolo multicampeão pelo clube. Filipe Luís terá todas as taças conquistadas pelo Flamengo expostas no gramado do Maracanã. A despedida será semelhante à de Diego Alves e Diego Ribas, no fim de 2022.

Assim como a dupla, o catarinense terá sua imagem estampada no ingresso da partida. Rodrigo Caio, que deixa o clube ao fim da temporada, estará ao lado do lateral. O jogo contra o Cuiabá será a despedida do Maracanã, mas o último jogo de Filipe Luís será no Morumbi, no Flamengo e São Paulo, dia 06 de dezembro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Futebol: Filipe Luís anuncia aposentadoria e receberá homenagens em Flamengo x Cuiabá

Filipe Luís com a taça da Libertadores. | Foto: Libertadores/Divulgação

A aposentaria não afastará Filipe Luís do Flamengo, não só pelo lado torcedor, a tendência é que permaneça no clube. O cargo, porém, ainda não foi definido. O lateral já tem a Licença B da CBF e, em dezembro, iniciará as aulas para a Licença A, que poderá comandar clubes profissionais.

A decisão não é uma surpresa. Ainda no início do ano, Filipe avisou que só continuaria a jogar futebol se fosse no Flamengo, clube do coração. Viveu meses para tomar, de fato, a decisão de pendurar as chuteiras e aguardou a reta final da temporada para fazer o anúncio.

“Eu amo o Flamengo e se não for no Flamengo, eu não jogo mais futebol. Isso é uma coisa que eu tenho decidida”, antecipou em maio. Filipe Luís fez 175 jogos: 111 vitórias, 32 empates e 32 derrotas. Vestiu a camisa rubro-negra por 13.904 minutos e marcou quatro gols, em todas as temporadas no clube.

Futebol: Filipe Luís anuncia aposentadoria e receberá homenagens em Flamengo x Cuiabá

Rodrigo Caio e Filipe Luís estamparão ingresso. | Foto: Reprodução

A temporada está longe de ser a dos sonhos para uma despedida. O Flamengo foi vice-campeão em quatro oportunidades: Supercopa, Recopa, Copa do Brasil e Carioca. Além disso, sofreu quedas precoces no Mundial de Clubes e na Libertadores. Sem contar a campanha no Brasileirão, onde ainda existe remota chance de título.

Neste ano, Filipe Luís viveu quatro idas ao departamento médico e fez apenas 20 jogos: 14 vitórias, três empates e três derrotas. O lateral teve 1.147 minutos em campo e deu duas assistências. A última vez que entrou em campo foi na vitória contra o América-MG, por 25 minutos.

Aos 38 anos, Filipe Luís deixará o Flamengo como ídolo e participante da segunda maior geração da história do clube. No clube desde 2019, o lateral conquistou 10 títulos: Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa (2020 e 2021), Recopa (2020) e Cariocas (2020 e 2021).

Saiba mais além do futebol: Handebol: Massaranduba vai à fase final da liga sub-16

Foto: Massaranduba/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x