Esportes

Futebol: Flamengo vence Cuiabá na despedida de Filipe Luís e Rodrigo Caio no Maracanã

Palmeiras bate o Fluminense e fica mais perto do título no Brasileirão; veja todos os resultados dos outros seis jogos

03/12/2023

Futebol: Flamengo vence Cuiabá na despedida de Filipe Luís e Rodrigo Caio no Maracanã

Foto: Marcelo Cortes/CRF

O Flamengo venceu o Cuiabá por 2 a 1, no Maracanã, neste domingo (3) de futebol, em um dia de homenagens para Filipe Luís e Rodrigo Caio, que se despedem do clube. O lateral-esquerdo, fez a última partida da carreira no estádio e se emocionou ao ser substituído.

O zagueiro, que não irá renovar com o clube, também foi homenageado. Os gols do jogo foram marcados por Luiz Araújo e Pedro, enquanto Clayson descontou para o Cuiabá. Com a vitória, o Flamengo chegou a 66 pontos e garantiu a permanência no G4 nesta rodada.

Com a vitória do Palmeiras, o Flamengo ainda tem chances de título, mas precisa contar com uma série de combinações para tirar a diferença no saldo de gols. O Cuaibá se mantém na 12ª posição, com 48 pontos.

Campeão virtual

O Palmeiras está muito perto de conquistar o Campeonato Brasileiro, podendo até já ser considerado um campeão virtual. Na tarde deste domingo (3), no Allianz Parque, pela 37ª rodada, o Verdão venceu o Fluminense por 1 a 0 e colocou praticamente as duas mãos na taça. Breno Lopes fez o gol da vitória. Somente uma reviravolta muito grande na competição pode tirar o título dos paulistas.

Até porque, na última rodada, contra o Cruzeiro, a equipe de Abel Ferreira pode até perder, já que tem uma folga muito grande no saldo de gols. Do lado carioca, uma tarde de testes importantes com reservas, porque os titulares foram poupados pensando na disputa do Mundial de Clubes, na Arábia Saudita. O Tricolor, aliás, jogou a maior parte do segundo tempo com um a menos, porque Justen foi expulso.

Futebol: Flamengo vence Cuiabá na despedida de Filipe Luís e Rodrigo Caio no Maracanã

Foto: Palmeiras/Divulgação

Com essa vitória, o Palmeiras foi a 69 pontos e ficou muito perto de conquistar o título brasileiro. São três pontos de vantagem para Atlético-MG e Flamengo, além de uma enorme vantagem no saldo de gols (oito para o time mineiro, e 16 para a equipe carioca). O Fluminense, campeão da Libertadores e focado na disputa do Mundial de Clubes, tem 56 pontos, na sétima colocação.

Capital carioca

Um misto de frustração e alívio. Assim foi o empate por 0 a 0 entre Botafogo e Cruzeiro na tarde deste domingo (3), no Estádio Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado jogou o alvinegro para a quinta posição, na agora na zona de classificação para a pré-Libertadores, e foi marcado por vaias da torcida. Já o ponto conquistado no Rio de Janeiro fez a Raposa respirar aliviada com a permanência na Série A.

Bragança Paulista

O Bragantino venceu o Coritiba, por 1 a 0, neste domingo (3), no Estádio Nabi Abi Chedid, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O Massa Bruta pressionou no ataque em praticamente todo o jogo, parou no primeiro tempo no goleiro Pedro Morisco, revelação do Coxa, e só chegou ao gol na segunda etapa, com Léo Ortiz. O Bragantino viu chegar ao fim a chance de entrar no G4 e vai disputar a pré-Libertadores em 2024. O Coritiba já está rebaixado há algumas rodadas.

Rio Grande do Sul

Em uma noite de festa para Luis Suárez, o Grêmio venceu o Vasco por 1 a 0 neste domingo (3), na Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Mais de 50 mil gremistas lotaram o estádio para ver o último jogo do Pistolero na casa gremista, e ele não decepcionou. Com um chute de fora da área no primeiro minuto do segundo tempo, o camisa 9 decidiu a partida e recolocou o time gaúcho no G4.

O Tricolor foi melhor durante a maior parte dos 90 minutos e ainda contou com o nervosismo do time carioca, que vai para a última rodada ameaçado de rebaixamento, mas dependendo apenas de si. Com a vitória, o Grêmio foi a 65 pontos, ultrapassou o Botafogo e agora é o quarto lugar na classificação.

Com a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense, o time gaúcho já não tem mais chances de título, mas depende apenas de si para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Já o Vasco segue em 16º, com 42 pontos. O Cruzmaltino não entrou na zona de rebaixamento graças a derrota do Bahia para o já rebaixado América-MG.

Em Curitiba

Já garantido na Copa Sul-Americana e tranquilo no Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR fez seu último jogo na Ligga Arena em 2023 com vitória por 3 a 0 sobre o Santos, na noite deste domingo (3), pela 37ª rodada, e uma despedida feliz para o atacante Vitor Roque, que fez seu último jogo em Curitiba e vai atuar pelo Barcelona em 2024.

O duelo foi marcado pela famosa “lei do ex”: Vitor Bueno e Madson marcaram os dois primeiros gols do Furacão (Willian fechou o placar) e deixaram o Peixe, que defenderam num passado recente, ainda sob risco de rebaixamento, a situação só não é pior porque Bahia e Vasco também perderam neste domingo (3) para América-MG e Grêmio, respectivamente. Na última rodada, é preciso vencer o Fortaleza para se livrar sem sustos na Vila Belmiro.

A vitória leva o Athletico-PR aos 56 pontos, em oitavo lugar, posição que garante uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil. O Santos permanece com 43, a dois do Bahia, que abre a zona do rebaixamento, e a um do Vasco, que também corre risco na última rodada. Vitória sobre o Fortaleza salva o Peixe; empate ou derrota também servem, caso o Bahia não vença ou o Vasco perca.

No Nordeste

O Fortaleza levou a melhor em cima do Goiás por 1 a 0 na Arena Castelão e garantiu mais uma vez vaga na Sul-Americana. O time comandado por Vojvoda abriu o placar com Guilherme no início do primeiro tempo e festejou com a torcida o carimbo no passaporte para mais uma competição internacional. O Fortaleza soma 51 pontos e está na 10ª posição da tabela, garantido na Sul-Americana, já que o 15º, o Santos, só pode alcançar 46 pontos na competição. Já o Goiás, segue com 34 pontos e já estava rebaixado.

Belo Horizonte

Em jogo frenético, o América-MG venceu o Bahia de virada por 3 a 2 na noite deste domingo (3), no Estádio Independência, pela penúltima rodada da Série A. O Bahia abriu o placar com Everaldo de pênalti. Em seguida, o Coelho empatou com o zagueiro Ricardo Silva e virou com o atacante Renato Marques ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa, logo no início, Renato marcou mais um para o time mineiro, enquanto Ademir descontou para os baianos. O resultado quebra um jejum de 14 rodadas sem vencer do América-MG, a última vitória do clube tinha sido há três meses quando bateu o Santos em casa, no Horto.

Com a derrota, o Bahia permanece no Z4 e vai definir o futuro na temporada na última rodada na próxima quarta-feira (6). O já rebaixado América-MG foi a 24 pontos, na lanterna do Brasileirão. O Bahia segue com 41 pontos e está no Z4, na 17ª colocação. Na última rodada, o Tricolor de Aço precisa pontuar e torcer para tropeços de Vasco da Gama ou Santos para ficar na Série A.

Saiba mais: Futebol: Brasil perde amistoso contra o Japão no Morumbi

Futebol: Brasil perde amistoso contra o Japão

Foto: CBF/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x