Esportes

Futebol: Grêmio bate o Juventude no Gaúchão

Nos pênaltis, Ceará vence Fortaleza e é campeão estadual; Athletico supera o Maringá e é bicampeão paranaense

06/04/2024

Futebol: Grêmio bate o Juventude no Gaúchão

Foto: Lucas Uebel

 

O Grêmio é heptacampeão gaúcho de futebol, em 2024. Na tarde deste sábado (6), o Tricolor derrotou o Juventude por 3 a 1, na Arena, e conquistou o 43º título estadual, o sétimo seguido. Gilberto abriu o placar para o Alviverde, mas Cristaldo e Diego Costa, entre 41 e 43 minutos do primeiro tempo, viraram para o Tricolor. Na etapa final, aos 41, Nathan Fernandes selou a vitória.

 

Após 56 anos, o Grêmio alcançou um heptacampeonato gaúcho, a última e única vez havia sido entre 1962 e 1968. O 43º título deixa o Grêmio a apenas dois do Inter, maior campeão estadual. Além disso, o Tricolor terá a chance, em 2025, de conquistar um inédito octacampeonato, atingido apenas uma vez na história, pelo maior rival, na década de 1970.

 

Diego Costa foi o nome do título gremista, o centroavante virou o placar no primeiro tempo e deu assistência para Nathan Fernandes fechar a vitória na Arena. O espanhol chegou a seis gols, em seis jogos, e terminou o Gauchão como artilheiro ao lado do companheiro Cristaldo. O título teve gosto ainda mais especial para Renato Portaluppi, o treinador chegou a 10 títulos no comando da equipe e igualou Oswaldo Rolla, o Foguinho, como técnico com mais conquistas na história do clube.

 

Renato venceu o quinto estadual, além de Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018) e Recopa Gaúcha (2019 e 2023). A projeção era de 51 mil pessoas, mas a torcida gremista foi além. No total, 54.158 torcedores presenciaram o hepta do Grêmio, o terceiro maior público da história da Arena. Apenas as finais da Libertadores, contra o Lanús, e da Copa do Brasil, com o Atlético-MG, tiveram público superior.

 

Arena Castelão

Foi com emoção até o fim e nos pênaltis, o Ceará venceu e foi campeão cearense em 2024 neste sábado (6), na Arena Castelão. No tempo normal, os times empataram em 1 a 1. Saulo fez o gol do Ceará, no segundo tempo, e Lucero deixou tudo igual para o Fortaleza. Nos pênaltis, Richard foi o grande herói.

 

Foto: Thiago Gadelha

 

As cobranças de pênaltis começaram com os erros de Matheus Felipe e Pikachu, Guilherme Castilho também perdeu e Zé Welison fez o gol. Recalde e Moisés marcaram e aí começou a reação do Vozão, Lourenço marcou, mas Tinga isolou. Na cobrança final, Raí Ramos balançou as redes e Richard defendeu a cobrança de Machuca.

 

No Paraná

O Athletico é campeão do Paranaense, em 2024. O Furacão venceu o Maringá por 3 a 0, na Ligga Arena, neste sábado (6), e confirmou a vantagem obtida no jogo de ida para levantar a taça.

 

Pablo abriu o placar, Fernandinho ampliou de pênalti, ambos no primeiro tempo, e Mastriani fechou a vitória já nos acréscimos da etapa final, decretando a conquista do Rubro-Negro.

 

O Athletico conquista o Campeonato Paranaense pela 28ª vez na história da competição, é o segundo com mais títulos, atrás apenas do Coritiba, que ganhou 39 vezes.

 

Saiba mais além do futebol: Futsal: Jaraguá vence Campo Mourão pela LNF

Futsal: Jaraguá vence Campo Mourão pela LNF

Foto: Jaraguá/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x