Esportes | 03/06/2025 | Atualizado em: 03/06/25 ás 16:35

Futsal: Ex-Jaraguá ajuda Peñarol a conquistar título inédito da Libertadores

Com outros três brasileiros, equipe uruguaia bateu o Sorocaba na grande final

Futsal: Ex-Jaraguá ajuda Peñarol a conquistar título inédito da Libertadores

Caio, Matheus, Ribeirão e Jean (D). | Foto: Conmebol/Divulgação

Clube tradicional da Libertadores nos gramados, o Peñarol colocou o seu nome na história da competição também no futsal. O Carbonero superou o Sorocaba/Magnus por 3 a 1, no último domingo (1º), e se tornou apenas o terceiro time não brasileiro a conquistar a América na modalidade. O título inédito, para uma equipe uruguaia, veio com a aposta na base da seleção nacional e um quarteto de reforços brasileiros. Entre eles, o pivô Jean Gaúcho, ex-Jaraguá.

Nas últimas semanas de preparação, o Peñarol buscou um pacote de reforços exclusivamente para a disputa da competição continental em 2025. O clube uruguaio somou ao elenco quatro contratações brasileiras, que se mostraram fundamentais para a campanha do título além do Jean Gaúcho: Ribeirão, Matheus Gonzalez e Caio Santos. Bicampeão da LNF nas últimas duas temporadas, Jean Gaúcho puxou a liderança como reforço mais experiente do quarteto.

O pivô atuou pelo Atlântico, de Erechim-RS, em 2023 e pelo Jaraguá em 2024, o brasileiro estava no futsal árabe e defendia o Al Riyadh, antes de desembarcar no Peñarol. Já o ala Jhonata Ribeirão esteve presente na última decisão da LNF, mas ficou com o vice-campeonato com o Praia Clube, de Uberlândia-MG. O jogador com passagens por Pato, Minas e Passo Fundo havia retornado ao Rio Grande do Sul no começo desta temporada para atuar no Lagoa Futsal.

A entrega do troféu. | Foto: Conmebol/Divulgação

Outro nome de destaque no futsal brasileiro na temporada passada foi Matheus Gonzalez, o ala foi eleito o craque do Campeonato Paranaense, em votação popular, em passagem destacada pelo Marreco, de Francisco Beltrão. Na sua passagem pelo time do Paraná, Matheus Gonzalez marcou 18 gols em 43 partidas. Então, o ala deixou o clube no fim da temporada e estava também no Al Riyadh. Por fim, o último reforço do Peñarol foi o fixo Caio Santos.

O jogador com passagens pelo futsal carioca, atuou pela última vez no Brasil em 2017, pela Portuguesa-SP. Desde então, Caio Santos passou por clubes portugueses, franceses e do futsal árabe. O quarteto brasileiro não marcou gol na decisão contra o Sorocaba, mas teve um papel fundamental na trajetória Carbonera até o título. Além dos reforços brasucas, o Peñarol também contou com nomes experientes e da nova geração do futsal uruguaio.

Entre os campeões, o goleiro Mathias Fernández, os alas Richard Catardo e Juan Custódio, além do pivô Nicolas Ordoqui disputaram a Copa América no ano passado pela Celeste. Junto aos nomes experientes da seleção, o Carbonero também contou com o brilho da joia Franco Duque. Autor de um golaço na decisão, o prodígio uruguaio disputou o último Sul-Americano sub-20 e é considerado a principal promessa da Celeste Olímpica na modalidade.

Resumo do torneio continental

Além do Sorocaba, que chegou na final, Joinville era o outro brasileiro na disputa da Conmebol Libertadores de Futsal em 2025, mas foi derrotado pelo próprio rival brasileiro na semifinal por 2 a 1. No outro mata-mata, Peñarol ganhou do Centauros, da Venezuela, por 1 a 0. Na disputa de terceiro lugar, Joinville ganhou por 3 a 0 dos venezuelanos. Na fase de grupos, o time campeão foi líder do Grupo C com o JEC em segundo, já Sorocaba foi o primeiro na Chave A.

Saiba mais além do futsal: Futebol: Chape volta a vencer na Série B com goleada

Futebol: Chapecoense volta a vencer na Série B com goleada sobre o Amazonas
Foto: Chapecoense/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Felipe Junior

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br