Esportes

Futsal: Vídeo Suporte estará presente em todos os jogos do mata-mata

As oitavas de finais começam nesse fim de semana e terão auxílio da tecnologia

12/10/2023

Ele está de volta. No ano passado, o Vídeo Suporte passou a ser usado a partir das semifinais. Na LNF desse ano, a ferramenta será utilizada em todas as partidas do mata-mata. Em jogos decididos nos detalhes, a busca pela justiça, no quesito da arbitragem, dá mais um passo importante de respeito aos clubes e ao público, pois como em todos os esportes, existem lances que fogem ao alcance do olhar de quem está responsável por enxergá-los, ainda mais no futsal, pela dinâmica e velocidade em que acontecem os lances.

“A aceitação foi muito boa ano passado e esse ano passamos por alguns ajustes, claro que 2022 foi o embrião. A LNF foi a primeira Liga a usar o Vídeo Suporte e foi muito bem proveitoso, o esporte veio a ganhar com a utilização dessa ferramenta”, conta Sandro Stein Brechane, responsável pela arbitragem. No início da semana, ele e alguns colegas se reuniram com representantes de todos os 16 times que disputarão a fase eliminatória da LNF 2023 para esclarecer eventuais dúvidas.

No total serão cinco circunstâncias em que o protocolo do VS poderá ser acionado:

Situações de gol/não gol;

Incidentes de pênaltis;

Cartões vermelhos diretos;

Casos potenciais de equívoco de identidade;

Verificação da 6ª falta e subsequentes.

Cada técnico poderá lançar mão de um desafio por tempo de jogo. Se o pleito for positivo, ou seja, a decisão de quadra reformada após revisão do lance, ele tem preservado esse pedido. Em caso de insucesso, desperdiça a tentativa. Não há limite no número de desafios bem-sucedidos disponíveis para cada equipe. Se o tempo extra (prorrogação) for jogado para determinar os vencedores da partida, cada equipe tem direito a um desafio adicional sem sucesso durante o tempo extra. O grande público, pelo menos no futebol, não viu encerrar as polêmicas com o VAR. Na primeira experiência no ano passado com o VS, o resultado foi mais satisfatório. Brechane reforça que a medida só veio para ajudar.

“O uso do recurso eletrônico veio para diminuir os erros e não para acabar com eles. Principalmente para diminuir as injustiças relativas à arbitragem no esporte. Assim como o VAR no futebol, o Vídeo Suporte veio para salvar aquela bola que entrou e o árbitro não viu, aquela bola que bateu na mão e que nem o público viu. Acabar 100% com os erros é muito difícil porque passa pela interpretação humana e nós humanos somos falhos”, observou. O primeiro jogo a ter o Vídeo Suporte em quadra será na sexta-feira (13). Corinthians e Minas jogam a partir das 19h30, abrindo o mata-mata da LNF 2023.

Seleção Brasileira se prepara para os confrontos

Futebol: Abandonado, Casement Park receberá investimento de R$ 477 milhões para Eurocopa 2028

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x