Tecnologia

Google lança atualização polêmica para navegar pelo Chrome

Recentemente, o Google divulgou o lançamento da sua mais nova plataforma de extensão, que chega ao mercado com o nome de Manifest V3.

06/10/2022

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Google Chrome é um navegador de internet que foi desenvolvido, como o próprio nome já diz, pelo Google, e atualmente é um dos mais populares e usados no mundo. Podemos dizer que o Chrome é um navegador recente no mercado, pois sua primeira versão chegou em 2008, e desde então, esse servidor passa por diversas atualizações com a finalidade de facilitar e melhorar a experiência que é proporcionada aos seus usuários. O diferencial do Chrome, que o fez se destacar da concorrência, foi a utilização de plug-ins em seu sistema operacional.

Recentemente, o Google divulgou o lançamento da sua mais nova plataforma de extensão, que chega ao mercado com o nome de Manifest V3. Com um cronograma intensivo de lançamento, a partir de janeiro de 2023, o Google começará a desativar o suporte à sua plataforma anterior, o Manifest V2, nos canais Canary, Dev e Beta e não será mais atualizado. E, a partir de junho, iniciará a desativação dessa última plataforma em canais corporativos, tornando o Manifest V3 sua plataforma definitiva. É importante lembrar também que, a partir de janeiro de 2024, as extensões V2 que ainda estiverem online serão removidas completamente.

Segundo o Google, as muitas mudanças do Manifest V3 têm a ver com a privacidade e segurança dos seus usuários, porém, para muitos desenvolvedores, essa plataforma está causando bastante polêmica. Eles acreditam que esse lançamento do Google faz perder a eficácia dos bloqueadores de anúncio do Chrome, praticamente tornando-os inúteis. Os usuários que utilizam o navegador de forma corporativa estão com uma sobrevida maior, já que as extensões do Manifest V2 por lá só sairão definitivamente do ar em 2024.

Via Escola Educação

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x