Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Governo faz novo anúncio sobre novo horário de verão
Confira em mapas as últimas projeções de acumulados de chuva no estado de Santa Catarina até o começo da semana
06/10/2023
Modelos numéricos analisados pela MetSul seguem projetando acumulados de chuva excessivos e até extremos para um curto período no estado de Santa Catarina. Todas as simulações computadorizadas indicam acumulados de precipitação muito altos e há só discrepância quanto aos locais que teriam os volumes mais extremos.
Normalmente, quando um episódio de chuva excessiva atinge Santa Catarina, volumes muito altos de precipitação atingem apenas algumas áreas do estado. Desta vez, porém, será diferente. Os dados indicam chuva volumosa em todas as regiões catarinenses, de Oeste a Leste do estado, com marcas muito altas da fronteira com a Argentina até a costa.
Será, assim, um episódio de chuva generalizada e com volumes altos a excessivos em um grande número de municípios catarinenses. Isso aumenta o potencial de transtornos com probabilidade de problemas afetando um número muito superior de municípios ao habitual.
Os acumulados de chuva em grande parte de Santa Catarina até o começo da semana vão ficar perto ou acima de 100 mm com marcas de 100 mm a 200 mm em muitas cidades e registros tão altos quanto 200 mm a 250 mm em algumas. Há modelo que chega a indicar mais de 250 mm em setores muito isolados.
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada até o começo da semana de três modelos globais com alto índice de acerto. São os modelos Icon, da Alemanha, o europeu, do Centro Meteorológico Europeu, e o CMC, do serviço meteorológico do Canadá. Todos apontam chuva volumosa a excessiva.
O cenário hidrológico, portanto, é muito preocupante e de elevado perigo por inundações e enchentes em Santa Catarina. Rios como o Tubarão, Itajaí-Açu e Rio de Peixe, alguns com níveis já altos, devem se elevar acentuadamente. Blumenau e Rio do Sul estão entre as cidades de maior risco. Chama atenção, por algumas projeções, como pode chover muito entre o Planalto Sul e o Sul catarinense, o que agrava sobremaneira os riscos para o Sul de Santa Catarina.
Além disso, o risco geológico será muito elevado com altíssima probabilidade de deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Vários pontos podem enfrentar ocorrências de escorregamento de encostas, o que oferece perigo para moradores de áreas de risco e de problemas em estradas com bloqueios totais ou parciais de rodovias.
COMO CONSULTAR OS MAPAS
Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
Fonte: metsul
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline