Geral

Gracioza chega aos 100 anos esbanjando bom humor e disposição

O segredo para chegar aos 100 anos, de acordo com ela, é não se estressar, ser alegre e ter fé em Deus

08/10/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Gracioza chega aos 100 anos esbanjando bom humor e disposição

Malu da Silva

Elegância e sabedoria são duas palavras que podem ser usadas para definir a centenária Gracioza Zatelli Carlini, descendente de italianos, natural de Rio dos Cedros.

Vem de uma família de quatro irmãos (Isidoro, Matheus, Gracioza e Antônio, este ainda vivo, com 95 anos). Aos 13 anos assumiu a criação dos irmãos devido ao falecimento dos pais no intervalo de seis meses, chegou aos 100 anos na última quarta-feira (6), esbanjando bom humor.

“Só tenho a agradecer a Deus”, afirmou emocionada.

Para ela, relembrar momentos do passado é como passear no jardim, é natural. Segundo Gracioza, ela e os irmãos sempre trabalharam na roça e foi ali que ela conheceu o marido com quem foi casada por 46 anos. Ele morreu aos 87 anos, em 2007.

“Éramos vizinhos. Namoramos cinco meses e nos casamos. Trabalhávamos na roça e criamos cinco filhos”, comenta com brilho no olhar.

O segredo para chegar aos 100 anos, de acordo com ela, é não se estressar, ser alegre e ter fé em Deus. Além, é claro, de disposição. E disposição é o que não falta para a centenária que sobe e desce a escada da casa da filha, a professora Graciosa Otília Fock, em Jaraguá do Sul, todos os dias.

Além do exercício para o corpo e de uma alimentação saudável (“ela come de tudo”), onde no café da manhã, come todos os dias frutas, mas tem que ser em temperatura ambiente, ela exercita o coração que transborda de amor ao ver os cinco filhos, os 12 netos e os oito bisnetos.

Mantém uma rotina muito saudável e feliz. Um detalhe: ela ainda toca harmônica (gaita de boca). O seu centenário de vida é uma dádiva divina e uma alegria para a descendência.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de Telegram!

Notícias relacionadas

x