Jaraguá do Sul

Grupo de Jazz da Scar se prepara para festival em Berlim

Progressão do grupo permitiu a participação no festival internacional

26/01/2023

Por

O Grupo de Jazz da Scar já está preparando as malas para representar Jaraguá do Sul, Santa Catarina e o Brasil no Festival Tanzolymp, em Berlim, Alemanha, na segunda quinzena de fevereiro (16 a 20).

Foram quase dois anos de muito esforço dos jovens e seus pais e mães para arrecadar todos os recursos necessários para viabilizar a viagem de um grupo de mais de 20 pessoas, entre alunos, professores e pessoal de apoio.

Com apoio da Scar, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, doações da comunidade, venda de ingressos para espetáculos do próprio grupo e deliciosas feijoadas e pasteladas, o objetivo foi atingido.

Na última reunião preparatória da viagem, foi momento de reconhecer e agradecer o esforço de todos, o apoio das entidades e acertar os detalhes finais do embarque e da estadia na Alemanha.

O festival reúne jurados de escolas renomadas e jovens talentosps de todo o mundo numa programação com workshops, seminários, além de competições que ofertam prêmios e bolsas para bailarinos.

 

Progressão do grupo permitiu a participação no festival internacional

O grupo de jazz da Scar iniciou suas atividades em 2014 quando o professor e coreógrafo Edson Nascimento começou a atuar na Escola de Dança da instituição. O grupo começou com poucos bailarinos, mas a mudança ao longo do tempo foi grande, tanto com a chegada de novos integrantes como a evolução dos que continuaram.

No grupo existem bailarinos que estão inseridos no mundo da dança há mais de 10 anos, muitos passaram pela transição do infantil ao juvenil e, consecutivamente, para o adulto.

O trabalho do conjunto de jazz juvenil “Embaralha-me”, foi coreografado em 2020. Participou de festivais on-line, mas só estreou de fato nos palcos após o retorno dos festivais presenciais em 2021. Foi premiado no Passo de Arte e garantiu vaga para o Tanzolymp em Berlim, na Alemanha.

Esse mesmo evento garantiu o passaporte para a Alemanha para o conjunto de jazz adulto “1945”, que foi coreografado em 2019.

A indicação para o festival internacional de dança de grande prestígio na Europa foi o primeiro passo, mas a viabilização financeira da participação exigiu esforços de todos, sem se descuidar dos ensaios para fazer uma grande apresentação em Berlim, no próximo mês.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x