Educação

Guaramirense ganha prêmio nacional de melhor dissertação

O prêmio nacional Profhistória de melhor dissertação da turma 2018, da Universidade Federal de Santa Catarina, coube a Valdinei Deretti

21/08/2021

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Guaramirense ganha prêmio nacional de melhor dissertação

O prêmio nacional Profhistória de melhor dissertação da turma 2018, da Universidade Federal de Santa Catarina, coube a Valdinei Deretti. A sua dissertação, orientada pela professora doutora Mônica Martins da Silva, tem como título “Ensino história na cidade: uma proposta de educação patrimonial para Guaramirim/SC”.

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A dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – ProfHistória – da Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do título de Mestre em Ensino de História, conferiu o prêmio de melhor a Valdinei Deretti.

“Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino de História para (com e em) Guaramirim/SC, a partir de um trabalho de Educação Patrimonial, pautado em princípios dos Territórios Educativos e tem como objetivo o estudo da memória e da história local, com ênfase nas diversidades e sociabilidades, em diferentes temporalidades”, registra o resumo.

Adiante, cita que “a investigação parte da análise, da crítica e do tensionamento de narrativas oficiais/tradicionais da história local, a partir de fontes históricas e historiográficas diversas, resultando na construção de um material pedagógico, voltado para alunos e professores da Educação Básica, que consiste em um conjunto de atividades de observação, análise e reflexão sobre espaços, narrativas e sujeitos históricos da cidade, por meio de estratégias didáticas variadas, como o trabalho com fontes e a realização de um percurso pela Rua 28 de agosto, a partir de oito pontos previamente definidos”.

E, por fim, “propõe reflexões e interações com diferentes espaços da cidade que, relacionados com os personagens e as fontes, permitem a construção de conhecimentos sobre as histórias e memórias da cidade de Guaramirim, convidando professores e estudantes a experienciarem a cidade e aprenderem a partir dela e com ela, buscando a necessária aproximação entre escola e cidade”.

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