Guaramirim anuncia medidas para a segurança nas escolas
Medidas são tomadas para evitar incidentes dentro das escolas

Guaramirim sempre se preocupou com a segurança dos alunos da rede municipal, dos professores e servidores, investimentos que se intensificaram nos últimos anos. Segundo a secretária Cláudia Chiodini, da Educação, o cenário da situação da segurança nas escolas e creches de Guaramirim é esta:
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
1) As 25 escolas e creches têm câmeras de segurança.
2) Todas as unidades têm vigilância monitorada nos períodos noturno e finais de semana (alarme).
3) Foram atendidas diversas solicitações das unidades escolares para construção de muro, levantamento de cercado e aquisição de portões.
4) Os centros de educação infantil Gustavo Tank, Mamãe Gansa, Domênica Peixer, Santina Schrok, Zilma Flores, Paula Feldmann têm entrada com controle de acesso (senha individual para os pais e funcionários ou botão de solicitação para entrar).
5) O Programa Escola Protegida da Polícia Militar realiza, diariamente, ronda nas unidades escolares. Os policiais atendem pedidos dos diretores para situações específicas, orientam os estudantes e acompanham entradas e saídas das escolas e creches.
Medidas são tomadas para evitar incidentes dentro das escolas
Conforme a Secretaria da Educação, vários encaminhamentos foram dados. Pelo Consórcio Cigamvali os municípios estão licitando serviços de câmeras de monitoramento (para quem ainda não tem) e de vigilância. O processo, para ser concluído, deve levar em torno de 30 dias.
- As rondas da Polícia Militar, pelo Programa Escola Protegida, foram intensificadas e continuarão atendendo as unidades escolares.
- A Prefeitura juntamente com as APPs e equipes das unidades escolares, estão orçando e vão adquirir nos próximos dias sirenes de emergência para que sejam acionadas em situações de possíveis atentados.
- Será amplamente divulgado os canais de comunicação para denúncia como o Escola Segura, do Ministério da Justiça mj.gov.br/escolasegura e o Disque Denúncia da Polícia Civil 181.
- Os profissionais da educação passarão por treinamento para agir em casos de violência dentro das escolas e centros de educação infantil.
- Será permitida somente a entrada dos estudantes e dos profissionais nas escolas da rede municipal de ensino. Os pais poderão agendar atendimento com a equipe escolar via Whats e, em caso de urgência, se dirigir à direção da unidade.
- Após a entrada dos estudantes os portões serão trancados e a entrada no espaço escolar será feita após identificação.
- As APPs irão se reunir para levantar as sugestões de melhorias em cada unidade escolar, às quais serão encaminhadas para a Secretaria de Educação para que seja analisada e verificar o que, tecnicamente, é possível realizar.
- A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, repassará às APPs recursos financeiros para que seja utilizado, exclusivamente, em segurança escolar.
- Será elaborado o Plano de Evacuação e Contingência por unidade escolar e avaliado a possibilidade de instalar detectores de metal na entrada das unidades.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp