Economia

Guaramirim quer ficar entre as dez economias de SC em poucos anos

A Capital da Palmeira Real de Santa Catarina projeta atração de investimentos com uma legislação de incentivos fiscais e infraestrutura viária e terrenos como atrativos de empresas

01/09/2021

Por

Guaramirim quer ficar entre as dez economias de SC em poucos anos

Banco de imagens JDV

Guaramirim trabalha para colocar-se entre as principais economias de Santa Catarina, dentro de uma década. Com uma localização privilegiada, próxima da BR 101, de portos, aeroportos e dos principais centros consumidores, a Capital da Palmeira Real de Santa Catarina projeta atração de investimentos com uma legislação de incentivos fiscais e infraestrutura viária e terrenos como atrativos de empresas.

O prefeito Luís Antônio Chiodini explica que já foi aprovada legislação de incentivos às empresas locais e às que querem instalar-se na cidade, colocou em funcionamento o Loteamento Industrial e tem a meta de pavimentar brevemente o acesso até ele, entre outros investimentos como pavimentação no Quati e na Rua Osvaldo Klein, a partir do Guamiranga até a BR-280 pelo Poço Grande, seguindo, depois, até a BR-101, com um novo acesso.

“Nossa cidade tem muita área útil para instalação de empresas para oferecer e para isso fortalecemos nossa parceria com a entidade empresarial representativa. Temos centenas vagas de empregos em aberto e estamos trabalhando com políticas públicas para colocar nossa cidade em destaque na região e no Estado”, ressaltou.

Em relação às áreas, elas não serão loteamentos do Município, mas por meio de legislação, a Prefeitura vai facilitar os futuros empreendedores para a compra de áreas para expansão industrial e ou comercial, fornecendo a infraestrutura básica que cabe ao setor público.

A instalação de uma subestação na Caixa D’Água, já assegurada pela Celesc, vai garantir o suprimento energético necessário para a expansão das empresas já instaladas e as que virão. As duplicações da BR-280 e SC-108 ajudarão o boom desenvolvimentista de Guaramirim, na avaliação do prefeito Chiodini. “Vamos também integrar o Dedo Grosso (localidade de João Pessoa), com uma ligação direta com Guaramirim. Hoje o único caminho é via Joinville”, diz.

“Em uma década, projetamos o nosso município entre as 10 maiores economias do Estado. Já estamos preparando Guaramirim para isso, seja na infraestrutura, seja com uma legislação moderna que facilite a instalação de empresas pioneiras, às quais serão oferecidas isenção de tributos municipais”, comentou o prefeito. “Mas também apoiando as já instaladas”, completou.

Município chega aos 72 anos preparado para o futuro

O Município de Guaramirim completou no sábado, 28 de agosto, 72 anos de emancipação político-administrativa. Neste período uma história de muito trabalho e conquistas vem sendo registradas. Contudo, o salto de desenvolvimento vem ocorrendo nos últimos anos com ações e investimento da administração municipal nas mais distintas áreas, como Educação, Saúde, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

De acordo com o prefeito Luís Antônio Chiodini, o Município não para de investir, preparando para os novos negócios e na promoção do bem-estar e qualidade de vida. Na educação, está planejado o investimento superior a R$ 6 milhões com a construção de escolas e centro infantil, além da ampliação e reforma de unidades escolares.

Na saúde, de acordo com o professor Chiodini, a população terá uma clínica de fisioterapia, novos postos de saúde na Corticeira e Ilha da Figueira, ampliação do Hospital Municipal Santo Antônio, além das ofertas de cirurgias e ampliação de atendimento de especialidades médicas. Esses investimentos devem ultrapassar R$ 4,4 milhões.

No setor de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, já foi aprovado o novo Plano Diretor e está em fase de aprovação o novo Zoneamento Urbano que organizam e norteiam a expansão no município. Nesta área, o prefeito destaca também que vias estruturantes já foram pavimentadas, como a Estrada Bananal e Athanásio Rosa, e vias como a Estrada Quati, Poço Grande e Hermínio Stringari (Corticeira) também receberão toda a infraestrutura necessária para dar mais segurança a quem trafega por ali.

“Além dos investimentos previstos, já foram pavimentadas mais de 120 ruas até o momento. Nós também iniciamos a implantação de áreas de lazer. A primeira é no Loteamento São Francisco, no Bananal do Sul”, registrou.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x