Esportes | 28/10/2025 | Atualizado em: 28/10/25 ás 15:00

Henrique Marques faz história e conquista ouro no Mundial de Taekwondo na China

Henrique enfrentou e derrotou o chinês Qizhang Xiang na final.

PUBLICIDADE
Henrique Marques faz história e conquista ouro no Mundial de Taekwondo na China

O Brasil alcançou mais uma grande conquista no Campeonato Mundial de Taekwondo 2025, realizado em Wuxi, na China. Na última segunda-feira (27), o fluminense Henrique Marques fez história ao se tornar o primeiro homem brasileiro a conquistar uma medalha de ouro na competição. Ele também é o terceiro atleta brasileiro a conquistar o ouro no evento, sendo o segundo nesta edição.

O caminho para o ouro: superando desafios

Com 21 anos, Henrique Marques superou adversários fortes na sua trajetória até a final. Na decisão, o lutador enfrentou o chinês Qizhang Xiang e conquistou a vitória, selando sua vitória inédita. Antes disso, o atleta, que ocupa a quinta posição no ranking mundial da categoria até 80 quilos, derrotou grandes nomes do esporte, como Kelvin Calderón Martinez, de Cuba, Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, CJ Nickolas, dos Estados Unidos, e Artem Mytarev, da Rússia, que competiu como atleta neutro devido à suspensão do país pela invasão à Ucrânia.

Henrique supera obstáculos pessoais e profissionais

A medalha de ouro coroou a superação de Henrique após um período de dificuldades. Em 2024, o lutador enfrentou a dor da perda do pai, Ari Fernandes, e em 2023, quase deixou o esporte devido a um diagnóstico de arritmia cardíaca, que o levou à mesa de cirurgia. Henrique, que iniciou no Taekwondo através de um projeto social em Porto de Caixas, bairro periférico de Itaboraí (RJ), provou que sua força e determinação o tornaram um dos maiores nomes do esporte brasileiro.

Júlia Nazário e Raiany Fidelis

Outros atletas brasileiros também marcaram presença em Wuxi. A catarinense Júlia Nazário, na categoria até 46 kg, e a mineira Raiany Fidelis, acima de 73 kg, venceram seus combates de estreia, mas não conseguiram avançar para as fases seguintes. Júlia venceu a uzbeque Madina Shoniyozova, mas foi derrotada pela bósnia Dzejla Makas. Raiany superou a catari Noor Nazar Mohammed, mas caiu diante da espanhola Tania Etcheverria.

Brasil segue em busca de mais medalhas

No Mundial, o Brasil ainda conta com mais dois atletas na disputa. O catarinense João Victor Souza Diniz (até 68 kg) e a paulista Milena Titoneli (até 67 kg) lutam por medalhas nesta terça-feira (28). Milena, que já tem um bronze do Mundial de 2019 em Manchester, é uma das esperanças do Brasil por mais uma conquista.

Como isso impacta sua vida?

A vitória de Henrique Marques no Mundial inspira atletas em todo o Brasil, especialmente os jovens. O sucesso de João Victor Souza Diniz e Milena Titoneli também traz orgulho e a esperança de novas vitórias no esporte.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Agência Brasil

A Agência Brasil é a agência de notícias pública do país. Produz conteúdo jornalístico de interesse nacional, regional e internacional, sempre com informação confiável e gratuita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br