Quem é o homem cego de 70 anos que conquistou a 150ª medalha em corrida de Jaraguá?
Foto: Redes Sociais
Diagnosticado com diabetes há 10 anos, Gilberto Correia, perdeu a visão e entrou em um período de depressão profunda. Foi na corrida que encontrou um novo propósito de vida. Ao lado de um guia, ele começou a participar de provas e, desde então, coleciona conquistas que vão além.
Aos 70 anos de idade, em busca da medalha de número 150, Gil – como é carinhosamente conhecido -, saiu de Blumenau e veio até Jaraguá do Sul com uma determinação admirável para participar da Corrida Jovem Pan 2025.
E o atleta não só conseguiu conquistar este feito, como foi homenageado antes, durante e após a competição. Em seu discurso de agradecimento, Gilberto subiu ao pódio e recebeu o carinho de todos os corredores e espectadores presentes. Emocionado com a conquista, ele compartilhou com todos sua história de superação e destacou como a corrida pode transformar vidas.
Além disso, Gil enalteceu o papel de seu guia, companheiro indispensável nos treinos e provas.
Assista ao discurso do atleta:
Conteúdos em alta
A marca das 150 medalhas representa a trajetória de resiliência de um homem que encontrou no esporte um caminho para vencer as limitações impostas pela vida.
Como isso impacta sua vida?
A história de Gilberto é um lembrete poderoso de que sempre há espaço para recomeços. Mais do que inspiração, sua jornada mostra como o esporte pode ser ferramenta de inclusão, saúde e superação, trazendo exemplos que tocam diretamente a comunidade jaraguaense.
Bruna Friedel
Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.