Igreja rara no estilo enxaimel atrai turistas em SC; veja fotos da construção centenária!
Foto: Divulgação/Redes Sociais
A quase 1h e meia de Jaraguá do Sul, uma igreja centenária mantém viva a herança deixada por imigrantes alemães em Santa Catarina. Construída com a técnica enxaimel, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade, em Benedito Novo, é um marco da fé, da arquitetura e da identidade cultural da região.
Parte do circuito turístico de Benedito Novo, a igreja recebe visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior. Mochileiros, ciclistas e grupos organizados percorrem as trilhas da região e fazem questão de conhecer a construção histórica inaugurada em 1927.

Tradição que atravessa gerações
A história da comunidade de Ribeirão Liberdade começa lá em 1912, com a criação de uma escola e um espaço de culto. O apoio veio tanto dos moradores quanto da Sociedade para Alemães no Exterior, com sede em Hamburgo, que enviou materiais escolares e recursos para auxiliar a educação local.
O primeiro culto oficial aconteceu em 1914. Com o tempo, a comunidade ganhou força e iniciou a construção da atual igreja. Desde 1950, quando Benedito Novo se tornou oficialmente paróquia, diversos pastores e pastoras se revezaram na liderança da comunidade.

Como isso impacta sua vida?
Preservar locais como a Igreja de Ribeirão Liberdade é manter viva a memória de quem construiu a história catarinense. Ela não é apenas um ponto turístico, mas um elo com as origens que moldaram a cultura do Vale do Itajaí e de todo o estado. Visitar, valorizar e divulgar espaços como esse é reconhecer a riqueza do nosso patrimônio regional.
Bruna Friedel
Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.