Estadual

Infraestrutura de transporte, energia, ensino e qualificação profissional são focos da Secretaria de Desenvolvimento em Santa Catarina

Para o secretário Luciano Buligon, a projeção da economia do Estado está encaminhada

10/01/2022

Por

Infraestrutura de transporte, energia, ensino e qualificação profissional são focos da Secretaria de Desenvolvimento em Santa Catarina

Ricardo Wolffenbüttel/ Julio Cavalheiro e Cassiano Ferraz

A secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) começa 2022 focada na infraestrutura de transporte, energia, ensino e qualificação profissional.

Para o secretário Luciano Buligon, a projeção da economia de Santa Catarina está encaminhada. “Os investimentos nesses pilares auxiliam para uma perspectiva de crescimento da economia aliado a alguns fatores, como o PIB alto, baixa taxa de desemprego e abertura de novas vagas”, destaca.

Na infraestrutura a secretaria vai contribuir para o investimento em transportes, sejam rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. A qualificação da mão de obra é outro pilar importante. A SDE tem a intenção de ofertar no ano de 2022, de forma gratuita, cursos para a capacitação de trabalhadores e profissionais para que estes sejam aptos para ocupar vagas de emprego.

Outro pilar é a energia, com destaque para a construção do Terminal Gás Sul (THS), na Baía de Babitonga, no Porto de São Francisco do Sul. O investimento terá capacidade de regaseificação prevista de 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que poderá ampliar em 179% a oferta do insumo ao estado.

Também há a implantação da Política Estadual de Transição Energética Justa, que deverá orientar a nova política estadual do carvão. O plano tem a finalidade de iniciar o processo de mudança da economia do sul de Santa Catarina criando energias alternativas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x