Saúde

Jaraguá aumenta em 40% a capacidade de leitos para Covid na UTI adulta

Acordo entre Prefeitura, Comitê e hospitais também prevê que, se preciso, haverá nova ampliação

13/07/2020

Por

Jaraguá aumenta em 40% a capacidade de leitos para Covid na UTI adulta

Com a afirmação de que a administração municipal fará o que for preciso no combate ao coronavírus, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, determinou na última sexta-feira (10) um aumento de 40% da capacidade de leitos de UTI destinados a tratar pacientes adultos com a doença.

Os hospitais Jaraguá e São José contam juntos com 60 leitos de UTI. Para Covid, a princípio, foram credenciados 10 leitos para pacientes adultos no Hospital São José e outros 10 na ala infantil do Hospital Jaraguá, construídos com recursos repassados pelo Município. Com o aumento da demanda de pacientes de outras regiões do Estado, a lotação da UTI adulta chegou a 100% nesta semana.

O Município e representantes das diretorias dos hospitais já vinham, entretanto, há dias buscando alternativas cientes que Jaraguá do Sul, por ser referência, acabaria recebendo uma demanda represada no Estado, como aconteceu. Com a definição de sexta-feira, serão 14 leitos para pacientes adultos no São José, além dos 10 pediátricos no Jaraguá.

Leia mais: 

Editorial: novo posicionamento na cobertura jornalística sobre o coronavírus

Dois estabelecimentos foram fechados após PM verificar cumprimento de decreto em Jaraguá do Sul

Prêmio selecionará projeto de professores contra covid-19

 

Outro encaminhamento entre a Prefeitura, o Comitê de Crise e os hospitais é que, conforme a  necessidade, outros leitos poderão ser disponibilizados para pacientes com Covid-19. “Podem ter certeza que não mediremos esforços nessa luta. A vida das pessoas é nossa grande prioridade. Mas convoco novamente a população a travar esta batalha conosco. Unidos e conscientes, venceremos”, disse o prefeito Antídio Lunelli ao sair do encontro e reforçando a necessidade de todos seguirem as regras de prevenção.
 
Outros encaminhamentos
Além do reforço nos leitos de UTI, uma série de medidas foi anunciada nesta semana pela Prefeitura. Uma delas restringe o horário de bares e restaurantes, com limite máximo até as 22h. Música ao vivo e outros dispositivos para chamar público também foram proibidos. Limite de lotação de 50% da capacidade nos supermercados e similares, regras de higienização e de distanciamento também foram adotadas.
Outra decisão foi de ampliar as ações de fiscalização, uma parceria da Vigilância Sanitária e Polícia Militar. As denúncias devem ser centralizadas no 190.

Nos serviços básicos de saúde novos protocolos estão sendo adotados. A primeira mudança passa a valer já neste sábado, com funcionamento do Pama, das 7h às 22h, inclusive aos fins de semana. “Os números são avaliados todos os dias. Havendo necessidade, temos já plantão definido para outras três unidades de saúde”, diz o secretário de Saúde, Alceu Moretti.

 

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul

Notícias relacionadas

x