Jaraguá do Sul

Jaraguá deve ser anunciado à rede 5G ainda neste semestre

Foram contempladas Curitiba (PR); Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO) e Jaraguá do Sul, única cidade de Santa Catarina incluída no projeto

27/01/2023

Por

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que mais 78 municípios brasileiros devem começar a receber o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz. Até o momento 140 municípios já foram liberados para utilização da faixa 3.5 GHz que opera o 5G standalone. A previsão é que até o final do semestre sejam liberadas até 1.610 cidades para implementação da nova rede móvel, de acordo com a Anatel.

A agência reforça que a instalação antecipada do sinal nessas cidades depende do planejamento individual de cada operadora. Quem ganhou a licitação foi a Unifique, que junto com a Copel formaram o Consórcio 5G da região Sul. O Consórcio arrematou o lote C6 da Anatel referente à frequência 80 MHz da faixa 3,5 GHZ.. Em Santa Catarina, receberam autorização os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim e Schroeder.

De acordo com o que foi divulgado pela agência, operadoras de telefonia podem solicitar o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios desde quarta-feira (25). Dessa forma, com a aprovação, as antenas serão ligadas e o sinal poderá ser oferecido aos clientes das operadoras.

Jaraguá do Sul não entrou no grupo de municípios que integram o “cluster” de Joinville, mas deve ser anunciado na próxima etapa, ainda neste semestre, de acordo com o presidente do Pacto Regional pelo Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, e do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher.

O Grupo de Acompanhamento de Interferências da faixa de 3,5 GHz (Gaispi), coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), liberou o serviço de 5G para Joinville em 15 de dezembro do ano passado, mas ainda não está funcionando, porque a oferta de serviços depende apenas das operadoras.

É o caso de Guaramirim e Schroeder que provavelmente terão de esperar até que a tecnologia seja efetivamente ofertada. Jaraguá do Sul deve fazer parte do novo grupo de cidades que serão anunciadas para a rede 5G até o final deste semestre.

 

Equipamentos do projeto Connect 5G estão chegando em Jaraguá

A tecnologia 5G está chegando a Jaraguá do Sul, com a vinda dos equipamentos para a efetivação da rede na via de acesso ao Centro de Inovação, como projeto piloto da tecnologia. Em 2021, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério das Comunicações (MCom) lançaram o projeto “Connect 5G”, à implementação de redes inteligentes nas cidades brasileiras.

Foram contempladas Curitiba (PR); Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO) e Jaraguá do Sul, única cidade de Santa Catarina incluída no projeto. A primeira etapa do cronograma da vinda do 5G para Jaraguá do Sul foi aprovar a Lei 8947/2021, denominada “Lei das Antenas”, que revisou uma legislação de 2020 com a inclusão da estrutura necessária para a implantação do novo sistema.

A nova lei prevê, entre outros fatores, o licenciamento da infraestrutura de suporte que são as torres onde serão fixadas as bases de conexão 5G que serão instaladas em postes de iluminação pública ou no topo de edifícios, por exemplo.

O presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, explica que a instalação na Rua Césare Valentini, na região do Centro de Inovação, era para acontecer no segundo semestre de 2022, mas fatores alheios fizeram com que o projeto fosse atrasado.

“Agora estamos recebendo os equipamentos, o que vai tornar realidade o projeto piloto com a participação da ABDI e Ministério das Comunicações. Essa é uma boa notícia para ser comemorada”, aponta Pacher. A tecnologia 5G é até 100 vezes mais rápida que o 4G, e ainda permite que mais dispositivos estejam conectados na mesma rede ao mesmo tempo, porém o alcance dele é menor. “No 5G você precisa ter antenas muito próximas. A tendência é que essas antenas fiquem nos postes de iluminação pública, pois o alcance ideal é no máximo 200 metros”.

 

Centro de Inovação autorizado a ter rede privada de 5G

O Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul recebeu a autorização para implantar uma rede privada 5G, para instalação dentro do prédio. A informação é de Gustavo Pacher, do Comitê Inova Jaraguá, destacando que a alta tecnologia será utilizada pelo empreendimento que é baseado em infraestrutura para estabelecimento e crescimento de empresas.

Objetivos relacionados incluem o desenvolvimento da região, cooperação entre pesquisadores e indústria, fornecimento de informações, treinamento técnico e gerencial e fortalecimento do desenvolvimento econômico regional através de uma rede de contatos regional e internacional para troca de informações e cooperação entre empresas.

A rede interna de 5G no Novale Hub vai potencializar ainda mais o trabalho que desenvolve, dentro dos pilares do ecossistema de inovação, cultura inovadora e empreendedora e negócios inovadores, conectando pessoas e compartilhando informações para evoluir ideias.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x