Sem categoria

Jaraguá do Sul é a cidade com menos casos de coronavírus entre municípios com mais de 100 mil habitantes em SC

Enquanto o índice estadual é de 20,6 casos de covid por 100 mil habitantes, Jaraguá tem 11,25 casos entre os 13 maiores municípios do estado

30/04/2020

Um estudo divulgado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul  na última quarta-feira (29)  aponta o município com menos casos de covid-19 em comparação com o índice estadual entre os 13 maiores cidades de SC com mais de 100 mil habitantes.

Enquanto o índice estadual é de 20,6 casos de covid por 100 mil habitantes, Jaraguá tem 11,25 casos por 100 mil habitantes.

“É uma avaliação muito positiva, graças à conscientização que nossos cidadãos estão tendo em relação aos cuidados com a higiene pessoal, lavar as mãos com frequência, álcool em gel, uso de máscara, distanciamento mínimo entre as pessoas. Tudo isso está fazendo a diferença. Se continuarmos com todos esses cuidados, certamente nosso índice permanecerá bom”, afirma o secretário de Saúde, Alceu Moretti.

Leia mais:

Com relação aos leitos de UTI dos dois hospitais da cidade, São José e Jaraguá, há 60 leitos no total. Trinta leitos em cada hospital.Atualmente dois deles estão ocupados com casos de coronavírus.

“O ideal é mantermos um baixo índice de ocupação de UTI. No caso de alcançarmos 80% de ocupação, há um colapso do sistema de saúde e não queremos chegar a isso. Então, precisamos evitar que muitas pessoas peguem a doença ao mesmo tempo. O segredo está no cuidado de cada pessoa”, ressalta Moretti.

Máscaras devem fazer parte da rotina nos próximos meses

O secretário ainda afirma que a máscara de proteção passa a ser mais uma peça do vestuário das pessoas, indispensável como uma blusa ou uma calça. E que o uso desse item vai se estender ainda por muitos meses. 

A presidente do Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, reforça que agora – com a reabertura de diversos setores e atividades – é ainda mais essencial que a comunidade faça a sua parte no combate à pandemia, reforçando hábitos e higiene e segurança.

Você precisa saber:

“Estamos conseguindo manter a situação sob controle em Jaraguá do Sul. Mas, sem a conscientização de que cada um tem que fazer a sua parte, vai ficar difícil. Se eu achar que posso sair sem máscara, como vou querer que o outro use? E, se ninguém usar, fica todo mundo correndo risco. É desconfortável, mas não é tão difícil assim. E pode fazer uma grande diferença”, alerta Emanuela.

Segundo a presidente, a ação das equipes de saúde, do Comitê e a comunicação eficiente são alguns dos fatores que explicam o panorama considerado positivo no município. Mas ela reforça que não se pode, com isso, criar uma falsa sensação de que o coronavírus está sob controle. “Temos que nos manter vigilantes e prudentes. Só assim vamos vencer esta batalha”, diz.

Alceu Moretti fala de estudos científicos apresentados pelos Estados Unidos que comparam o índice de propagação de covid-19 (e outras doenças respiratórias) por uma pessoas usando máscaras e outras que não a usam.

“O estudo aponta que, em um mês, um total de 100 pessoas infectadas que não usam máscaras podem contaminar até 30 mil outras. Nessa mesma situação, mas com o uso de máscaras, o número de infectados cai para 600”, destaca o secretário, que, na foto do seu perfil do whats app, aparece usando máscara. 

 

Por

Notícias relacionadas

x