Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul implanta Programa Conecta 5G

Rua do Centro de Inovação, em Três Rios do Sul, já tem 15 luminárias inteligentes instaladas, com antena 5G integrada. Acesso é restrito a empreendedores

07/02/2023

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Centro de Inovação comemoram a instalação da tecnologia 5G na Rua Cesare Valentini – rua do Centro de Inovação e do Parque da Inovação – no bairro Três Rios do Sul. A instalação é um projeto piloto para a implantação da tecnologia 5G em Jaraguá do Sul. A primeira etapa foi finalizada na semana passada e agora aguarda alguns testes para então ser utilizada por empreendedores da cidade.

Entenda melhor

A ABDI tem um programa chamado Conecta 5G e disponibilizou 15 luminárias inteligentes na Rua Cesare Valentini, com antena 5G integrada. O objetivo da solução é antecipar o acesso à rede 5G para os municípios brasileiros. O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o Parque São José dos Campos e apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A luminária, desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu, contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de equipe técnica, fez na semana passada a instalação dos equipamentos e do cabeamento necessário, desde o Datacenter do Centro de Inovação Novale Hub até o ponto de distribuição.

Como surgiu a ideia da vinda da rede 5G para Jaraguá

As tratativas do município com a ABDI surgiram a partir da execução de outra etapa do programa Conecta 5G, naquele momento com foco para indústrias, e que foi realizada por meio de parceria entre a ABDI e a Weg. Com a visita dos diretores da ABDI para acompanhamento daquele projeto, foi apresentado o sistema de inovação já existente no município, com as políticas de inovação já estabelecidas, programa de aceleração de negócios inovadores (Lei Municipal do Sandbox, nº 8.746/2021) e criação do LabGov (soluções inovadoras para serviços municipais de acesso ao cidadão). A existência do Centro de Inovação, com vocação para mobilidade elétrica, metalmecânica e conectividade também contribuiu positivamente para a escolha de Jaraguá do Sul pela ABDI.

O prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner explica que o objetivo do poder público com o investimento na implantação da tecnologia é impulsionar a economia da cidade por meio da consolidação de atividades econômicas de alto valor agregado. “Também queremos contribuir com a atração e retenção dos talentos criativos e inovadores em Jaraguá, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de aumentar nossa competitividade no mercado externo

O que é a tecnologia 5G

A tecnologia 5G permite uma conectividade moderna para as novas aplicações, sobretudo às relacionadas ao tempo, pois é uma rede móvel de última geração com características extraordinárias. Entre elas, a alta velocidade de transferência de dados, a baixa latência (tempo gasto para uma mensagem ir de um ponto para o outro) e uma capacidade de conexões muito superior às tecnologias de rede existentes.

A tecnologia que será adotada na rua do Parque da Inovação

A maior particularidade da rede 5G da ABDI em Jaraguá do Sul é o espectro de frequência que ela adotará, de 26GHz (5G mmWave), único a ser realizado no projeto Conecta 5G, sendo algo inédito e raro no Brasil. A configuração consiste em uma rede de 15 small cells, antenas de rádio de baixa potência, que possibilitará realizar testes de altíssima performance. A tecnologia rádio 5G-NR (New Radio) no espectro de 26GHz permite testar novas tecnologias e equipamentos para Smart Cities, Indústria 4.0 e outros setores.

Entre as novas aplicações se destacam AGVs (Automated Guided Vehicle – Veículo Guiado Automaticamente), comunicação V2V (veículo a veículo), Robô Industrial, Drones, Hologramas, AR (Augmented Reality – Realidade Aumentada), VR (Virtual Reality – Realidade Virtual), sensores para IIoT (IoT Industrial), sensores e equipamentos para Smart Cities (e.g. controle do caudal dos rios, análise preditiva de deslizamentos, acompanhamento em tempo real da proliferação zoonoses, telegestão de iluminação pública, sistemas avançados de videovigilância e de gestão de trânsito através de câmeras 5G), telemedicina e sistemas baseados em AI (Artificial Intelligence – Inteligência Artificial).

O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Marcio Manoel da Silveira explica que a rua citada será um ambiente de pesquisas e validação de tecnologias. Um Living Lab voltado à tecnologia 5G, onde os equipamentos ou soluções que necessitam da tecnologia poderão ser exaustivamente testados pelas empresas do Novale Hub, empresas jaraguaenses e aquelas empresas de outras cidade que desejam fazer teste de acordo com a lei do Sandbox. “Do ponto de vista do LabGov de inovação pública e da Diretoria de Tecnologia da Informação da prefeitura vamos testar tecnologias que facilitem a gestão, que diminuam o tempo de atendimento nas diversas áreas, principalmente na saúde pública, onde é possível ampliar em muito as possibilidades de telemedicina”, afirma Silveira.

O presidente do Pacto Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, destaca que a disponibilização da rede 5G privada oportuniza o desenvolvimento e teste de dispositivos e aplicações, acelerando o processo de transformação digital das operações existentes. “Também gera novos modelos de negócios para as empresas de Jaraguá do Sul ou para aquelas que desejam migrar para o município para usufruir deste ecossistema”, complementa Pacher, que possui empresa incubada no Centro de Inovação Novale Hub.

“O Ambiente de teste de novas tecnologias irá atrair novos negócios e novas empresas para Jaraguá do Sul. Isso tudo aliado a nossa vocação empreendedora trará um incremento na arrecadação municipal, que fará frente às demandas crescentes que temos nas áreas de saúde, educação, assistência social e demais serviços públicos”, prevê o secretário da Administração, Douglas Antônio Conceição.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Notícias relacionadas

x