Jaraguá do Sul

Jaraguá vai criar Plano Municipal da População em Situação de Rua

Jaraguá do Sul vai criar o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua

15/03/2024

O município de Jaraguá do Sul vai criar o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), com a participação de entidades governamentais e não-governamentais. O CIAMP-Rua foi instalado no país em 2009 com a função de avaliar e monitorar as políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

 

Em dezembro o governo federal lanço o Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”. O “Plano Ruas Visíveis” contempla medidas que serão desenvolvidas a partir de sete eixos – Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados.

 

jar

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, Sadi Terres da Silva, Jaraguá do Sul vem enfrentando o problema de frente, com abordagens mais frequentes e dando o encaminhamento. “No ano passado foram menos pessoas abordadas, mas o número de abordagens foi maior”, explica.

 

Em 2022 foram 2.031 abordagens e no último exercício, 2.484. “A maior parte da população em situação de rua se recusa a sair dessa situação. Muitos têm familiares na cidade e região, são orientados a regressarem às suas casas, mas preferem esta condição de vida.

 

 

A Prefeitura tem dado toda a atenção por meio do Serviço de Abordagem Social (153), com atendimento às 24h do dia e, recentemente, implantou o consultório de rua com atendimento de uma equipe multidisciplinar uma vez na semana”.

 

Terres diz que Jaraguá do Sul terá o seu Plano Municipal da População em Situação de Rua ainda em 2024 e que o trabalho realizado conta também com a participação da Polícia Militar e da Polícia Civil. O serviço social faz o acompanhamento permanente dessa população e dá todo o suporte para garantir uma atuação humanizada.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x