Educação

JDV Educação Massaranduba: Árvore Maçaranduba

As palestras estão sendo desenvolvidas com alunos dos terceiros anos, que trabalham a história do município

20/04/2022

As palestras estão sendo desenvolvidas com alunos dos terceiros anos, que trabalham a história do município. O trabalho será desenvolvido em todas as escolas municipais e estaduais. Os alunos aprendem a diferenciar a espécie científica, são apresentados dados históricos, formas de propagação das espécies, tipologia do solo entre outras informações.

A palestra conta com a colaboração da Amvali, por meio da auxiliar técnica Djeniffer Cristine Vieira, autora do livreto. A gestora ambiental Mariléia Selonke, também autora, contribui para o processo educacional sobre a árvore maçaranduba. Cada turma de terceiro ano recebe exemplares do livreto “Resgate da Árvore Maçaranduba” para auxiliar as aulas dos professores que trabalharão na transversalidade a temática da árvore na história de Massaranduba.

Projeto maruim nas escolas e CEIs

O Projeto Maruim visa à diminuição da incidência do inseto nos estabelecimentos escolares. A estratégia de trabalho desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo com a colaboração da Secretaria de Agricultura é a visita nas propriedades localizadas no entorno das Escolas e CEIs que podem apresentar possíveis focos de reprodução do maruim.

Cada proprietário é orientado e recebe o bioativo e se responsabiliza pela aplicação. As visitas acontecerão de forma continuada com o objetivo de monitorar a infestação.

Oficina de compostagem

A Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de Agricultura trabalha a agroecologia em Escolas e CEIs do município de Massaranduba. O sistema de compostagem é a técnica primordial para desenvolver a prática da sustentabilidade na percepção de desenvolvimento de uma alimentação saudável, visando à segurança alimentar através das hortas escolares.

O destino correto de restos de alimentos além de proporcionar o adubo que melhorará a estrutura física do solo das hortas, contribuirá para a diminuição quantitativa deste material em aterros sanitários.

A oficina aconteceu no dia 7 de abril na Escola Estadual Felipe Manke, em Massarandubinha, e contou com a participação de professores e alunos. Foram capacitados alunos do sexto ao oitavo anos.

Selo dos ODS

A Secretaria cumpriu com os compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina no ano de 2021. Os trabalhos desenvolvidos nas Escolas e CEIs foram destaque no relatório apresentado dando à Secretaria a oportunidade de receber o selo.

No ano de 2022, a Secretaria continuará atuando dentro da proposta da sustentabilidade. No momento os gestores das escolas e CEIs passam por um processo de formação sobre metas e objetivos do desenvolvimento sustentável, abordando a importância de focar em projetos que contemplem estes objetivos. No dia 7 de junho acontecerá no Auditório Diego Petry a apresentação dos projetos desenvolvidos durante a formação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x