Educação

JDV Educação Massaranduba: Busca ativa de crianças em idade escolar

Por meio desse resultado realizou-se uma busca ainda mais intensa junto as escolas e centros de educação infantil, através de telefones e endereços de cadastros municipais, redes sociais

25/08/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Busca ativa de crianças em idade escolar

Uma das preocupações da secretaria de Educação neste ano de 2021, foi realizar a busca ativa das crianças em idade escolar que possivelmente estariam fora da escola, como forma de garantir a estratégia 1.15, da meta 01 do Plano Municipal de Educação que aponta: Promover a busca ativa de crianças em idade correspondente à educação infantil, em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância […].

Leia mais:

O quinto webinar do ciclo de eventos “Encontro com a Undime/SC” realizado no dia 5 de agosto tratou de estratégias de combate à evasão e ao abandono escolar. Com participação do MPSC e Unicef, Encontro com a Undime/SC aborda as ferramentas Busca Ativa Escolar e Programa APOIA.

O município de Massaranduba utiliza o Programa APOIA como registro das infrequências e evasão escolar das crianças e adolescentes.

Para encontrar crianças que possivelmente estariam fora da escola, em idade de pré-escolar (obrigatória a partir da Lei nº 12.796/2013) a Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria da Saúde, de Assistência Social e do Conselho Tutelar vêm desenvolvendo um trabalho minucioso no que se refere à Busca Ativa em nosso município.

Num primeiro momento a Secretaria de Educação e da Saúde realizaram um levantamento da quantidade de crianças em idade pré-escolar que não estão vinculadas a nenhuma instituição de nossa Rede de Ensino, ao final desse levantamento obteve-se a quantidade de aproximadamente 80 crianças.

Por meio desse resultado realizou-se uma busca ainda mais intensa junto as escolas e centros de educação infantil, através de telefones e endereços de cadastros municipais, redes sociais. Como resultado, grande maioria das crianças já não reside mais em Massaranduba, seis crianças já foram matriculadas na rede e 16 crianças ainda não foram encontradas: a listagem dos nomes, juntamente com os dados encontrados foram encaminhados ao Conselho Tutelar que fará nova busca para localizar estas crianças e seus familiares.

 

Chamada aos pais e comunidade

A pré-escola é obrigatória, por isso, crianças a partir de 4 anos devem ser matriculadas na pré-escola)

(OBS: 4 anos completados até 31 de março)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x