Educação

JDV Educação Massaranduba: C.E.I. Padre Aldolino Guesser e Pré-escolar Recanto Alegre

Por intermédio das mesas interativas, as crianças brincam, jogam, exploram, interagem, compartilham e se expressam

18/05/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: C.E.I. Padre Aldolino Guesser e Pré-escolar Recanto Alegre

Divulgação

PlayTable no CEI

Por intermédio da Secretaria de Educação, o Centro de Educação Infantil Padre Aldolino Guesser conta com duas unidades da PlayTable que são utilizadas pelas turmas do Maternal, Jardim e Pré-Escolar. A PlayTable é uma mesa digital interativa e multidisciplinar, que aguça o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de coordenação motora. Por intermédio das mesas interativas, as crianças brincam, jogam, exploram, interagem, compartilham e se expressam… São os recursos tecnológicos contribuindo para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Visita dos coelhos no CEI

Em abril recebemos aqui no CEI a “Visita dos Coelhos”. As turmas do Berçário, Maternal, Jardim e Pré-Escola puderam brincar e interagir com os coelhos. Esta ação teve por objetivo vivenciar com outras crianças, situações de cuidado de animais nos espaços da instituição. Foi uma experiência muito divertida e despertou nas crianças a curiosidade e o cuidado com o outro.

“Descobrindo novas habilidades…”

O projeto “Descobrindo novas habilidades”, ministrado pela professora Maira Ap. D. Vinter, com a professora auxiliar Andrea S. Deretti está sendo desenvolvido com a turma do Maternal Misto. Uma das atividades do projeto teve como temática “Será só sujeira?” onde foi proporcionado um espaço preparado com diferentes elementos e objetos. As crianças se sentiram em um parque de diversão e exploração, criaram e manusearam diferentes texturas, aguçando a criatividade, o protagonismo, a coordenação motora, noções de medidas e diversas sensações, entre outras habilidades. As crianças compreenderam transformações e acontecimentos de forma diversa, criativa ao fazerem uso de diferentes materiais.

Vem com a gente cozinhar!

A proposta desenvolvida com a turma do Maternal Misto pelas professoras Letícia R. Szczepanski e Jordana Decker despertou a curiosidade das crianças no primeiro instante em que viram o cenário montado com diferentes materiais, fubá, folhas, sementes, casca de ovos, pedrinhas. Essa proposta trouxe uma nova possibilidade de brincar de cozinhar.  Ao brincar, manipular e explorar esses materiais as crianças tiveram a oportunidade de sentir novas texturas, imaginar e compartilhar suas experiências com os colegas, além desenvolver novas habilidades para encher, esvaziar e transpor aprimorando assim a coordenação motora fina.

“Apreciação de música clássica…”

O Projeto “Sons, Ritmos e Movimentos: aprendendo por meio da música” está sendo desenvolvido com as turmas de Berçário, Maternal e Jardim, nas aulas de musicalização, pela professora Juliana M. R. Jaroczinski.  Entre as atividades do projeto podemos citar a de “apreciação de música clássica” onde as crianças puderam se expressar artisticamente ao ar livre desenvolvendo a memória musical, a sensibilidade auditiva e a concentração. A experiência também aguçou nas crianças a criatividade, a coordenação motora, contribuindo assim para o autoconhecimento e a capacidade de lidar com as próprias emoções.

Pré-escola em ação…

Sabendo da importância dos espaços no âmbito da Educação Infantil, este ano o CEI Padre Aldolino Guesser está desenvolvendo atividades referentes ao Projeto Criativo Ecoformador: “Revitalização dos Espaços do CEI”. Dentre os objetivos do projeto estão os de transformar os espaços já existentes no CEI, bem como a construção de uma Casinha no Bosque para as crianças brincarem, interagirem e aprenderem.

Com a casinha recém-construída, as crianças do Pré-Escolar Recanto Alegre, realizaram uma visita até ela, onde puderam brincar e depois foram questionados sobre o que gostariam que tivessem na casinha. As sugestões levantadas por elas foram utilizadas pela professora Andréia K. Jagiello em sala de aula para as atividades de alfabetização e consciência fonológica, como: escrita de uma lista e exploração das palavras, buscando desenvolver a sensibilização para o significado social da escrita, bem como habilidades de aliteração.

Dia da Família no CEI

No sábado dia 23 de abril de 2022, ocorreu no Centro de Educação Infantil Padre Aldolino Guesser, o Dia da Família no CEI. A instituição esteve aberta das 08 às 11h para visitação das famílias. Este período foi organizado com diversas oficinas nas salas, brincadeiras, espaços organizados, feira do livro em parceria com a Opa Papelaria e um delicioso café. Foi uma manhã diferente de muita interação entre as famílias e o CEI.

Família e CEI, união que faz a diferença! Agradecemos a todos pela presença.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x