Educação

JDV Educação Massaranduba: Cantos temáticos do berçário

A intenção foi desafiar as crianças a explorar, vivenciar, interagir e criar possibilitando o seu desenvolvimento integral

09/09/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Cantos temáticos do berçário

Divulgação

As professoras Carla Stein Colle e Andreia Levandowski Kuzkowski, e suas auxiliares de sala Priscila Ortiz França Kubnik e Thaís Camila Friedrich, proporcionaram para as crianças do berçário II cantos com a temática: cozinha e penteadeira da vaidade. O objetivo de trabalhar estas temáticas foi ofertar e favorecer as crianças por meio da mediação um ambiente de exploração e conhecimento de mundo. Os momentos de exploração foram muito prazerosos para as crianças. Podemos perceber o quanto as crianças têm a capacidade de imaginar e criar.  A intenção foi desafiar as crianças a explorar, vivenciar, interagir e criar possibilitando o seu desenvolvimento integral.

Projeto horta

Em parceria com a secretaria de Educação e a Cooperativa Juriti, o CEI Professora Vidalina Xavier está desenvolvendo o projeto Horta Cor e Sabor, que busca aproveitar racionalmente a pequena disponibilidade de espaços de terra na produção de hortaliças destinadas à alimentação saudável das crianças da instituição, por intermédio da instalação de uma horta interativa com a participação das crianças do Jardim, Pré I, Pré II matutino, Pré II vespertino, das professoras, dos pais,  colaboradores e das entidades técnicas conveniadas.

A atuação das crianças nas práticas de preparação dos canteiros, sementeira, transplante de mudas, controle das ervas daninhas e colheita servirá para incentivá-las à compreenderem todo o processo desde a semeadura até a colheita dos vegetais. Inclui-se também a divisão de tarefas e de ajuda mútua coletiva, bem como a importância do consumo de hortaliças na alimentação.

Projeto cores e formas

O Projeto Cores e Formas do nosso dia a dia, desenvolvido pelas professoras Vadislene M. K. Ranghetti, Adriana Wittkowski e Mara Hafemann na turma do Maternal I proporcionou às crianças o contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando este conhecimento a partir de estímulos vividos ao longo do processo. Afinal, essa é a fase de expansão do conhecimento dentro deste universo do qual a criança está inserida.

Através de histórias, manuseio com diferentes materiais coloridos com formatos geométricos, músicas, jogos, brincadeiras e experiências, trabalhamos as cores e formas de uma forma divertida e criativa. As crianças fizeram suas descobertas e expressões, misturando e descobrindo cores e formas existentes. Outros aspectos importantes como concentração, raciocínio e equilíbrio também foram trabalhados neste tema.

Equilíbrio das crianças

Desde muito pequenas, as crianças devem ser estimuladas para que tenham um bom desenvolvimento em todos os âmbitos. Uma série de atividades lúdicas proporcionam a elas a participação, aceitação e evolução no ambiente escolar. É neste sentido que a professora Ivete, juntamente com as auxiliares Mikaelli, Sara e Thais, do Berçário I desenvolvem atividades que despertam nos bebês todo este movimento: equilíbrio, autoconfiança e concentração.

Dia da Independência

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil. Mais do que apenas entender o contexto dessa data comemorativa, o 7 de setembro deve ser lembrado como um dia para nunca ser esquecido.  Pois é o fim da dominação e controle de uma nação que ganhou a sua independência. Comemorar esta data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história. É neste sentido que o nosso centro infantil, por meio de atividades diversas, homenagens cívicas, apresentações alusivas à data da Independência do Brasil ensinam as crianças desde pequenas o patriotismo, incentivando e despertando nelas para que se tornem cidadãs conscientes e responsáveis pelo futuro do nosso País.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x