Educação

JDV Educação Massaranduba: Conheça a E.E.F. Padre Bruno Linden

Projeto Espaço Aprender – Sala de Apoio para os Anos Iniciais

06/04/2022

Projeto Espaço Aprender – Sala de Apoio para os Anos Iniciais

Este projeto foi proposto pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e na Escola Padre Bruno Linden ele é coordenado pela professora Joana Maria Hafemann Lúcio. Tem como objetivo oportunizar o aperfeiçoamento da aprendizagem dos estudantes de 1º ao 5º ano, contribuindo em seu desenvolvimento.

Esse projeto leva em consideração as particularidades de cada estudante e, por meio de metodologias diversificadas desafia-se a pensar, criar e produzir estratégias para a resolução de problemas e a compreensão de conceitos.

Na Sala de Apoio os estudantes contam com uma diversidade de materiais pedagógicos, como: jogos, tablets, computador, entre outros, que auxiliam e tornam o aprendizado prazeroso.

Arte popular- Feito com as mãos

Na aula de Arte com a professora Karina Rossi os estudantes do 4º ano aprenderam sobre a arte popular brasileira e na prática criaram com argila uma peça artesanal. Esta prática permitiu ao aluno interagir artisticamente com argila produzindo um artesanato, peças com relevo, para experimentar e assim desenvolver habilidades ampliando o repertório imagético.

Caça ao tesouro gênios socioemocional

Neste mês se deu início ao Projeto Gênios Socioemocional e todas as turmas participaram de uma caça ao tesouro com muita alegria, expectativa e entusiasmo. Através de várias pistas, sempre conectadas aos personagens do livro, os estudantes tiveram que ajudar a encontrar o tesouro. Após se dirigirem a vários espaços nos arredores da escola, o tesouro foi finalmente encontrado (livros), e, assim, começamos o projeto com todas as turmas. Este projeto tem o intuito de colaborar com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e auxiliar as famílias a enfrentarem diversos desafios, visando construir uma base sólida no território das emoções e das relações saudáveis.

Apresentação teatral

Com o objetivo de conhecer e experimentar o gênero dramático em suas minúcias e desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e diminuir a timidez, os alunos do 7° ano, acompanhados e orientados pela professora de Língua Portuguesa, Daniela Sadzinski Andrade, se dividiram em equipes e produziram uma pequena peça de teatro. Dentre as apresentações: Deu a louca em Romeu e Julieta, Os Três Lobinhos e o Porco Mau, Turma da Mônica: de crianças para jovens, estas peças teatrais foram apresentadas aos seus colegas de sala e aos alunos do 8° e 9° ano.

Mural do curioso

Os professores Cleunice Conzatti (Geografia) e Matheus Kazmirski (Geografia e Ensino Religioso) organizaram, juntamente com os estudantes e a auxiliar Maria Lúcia Novak, um mural no mínimo interessante, curioso e desafiador. Sim, isso mesmo! A ideia foi batizada de MURAL DO CURIOSO, que é um espaço onde os estudantes trazem curiosidades sobre os temas estudados em sala ou que chamaram sua atenção.

O objetivo desse mural é despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes em relação aos diversos conteúdos estudados. Todos os alunos da escola podem colar curiosidades neste mural. Desafiar os estudantes a pesquisarem é uma valiosa ferramenta para despertar, ou aumentar, o gosto pelos estudos, fazendo-os investigar informações e aumentar o seu repertório de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento.

Experiência no laboratório: dia da água

Entre os dias 21 e 24 de março, em alusão ao Dia Mundial da água (22 de março), os estudantes do 3º ano da professora Josiane Cardozo Kieckhoefel e auxiliar Jane Cristina Cristofolini de Souza, em parceria com a engenheira agrônoma Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves, da Prefeitura/GIEA e responsáveis pelo Projeto Mananciais da Amvali, realizaram diversas atividades relacionadas ao tema.

Na ocasião as crianças puderam refletir sobre a importância do cuidado e da preservação dos rios e mares, conhecer através de vídeos o funcionamento de uma usina hidrelétrica, buscar ações que favoreçam o consumo consciente de água e, por fim, foram até o Laboratório de Ciências para analisar os componentes presentes na água coletada em diferentes fontes (rio, lagoa, nascente). As crianças fizeram a análise da presença e quantidade de oxigênio dissolvido, Ph, nitrito e nitrato.

Com as atividades realizadas os estudantes puderam comprovar que, quanto mais preservado e cuidado for o ambiente aquático, melhores serão as condições de vida dos seres presentes nele e também dos que dele dependem.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x