Educação

JDV Educação Massaranduba: Conheça a E.M.E.F. Professora Maria Machado Kreutzfeld

Uma vida saudável inclui hábitos saudáveis, entre estes, os hábitos de higiene são fundamentais

17/11/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Conheça a E.M.E.F. Professora Maria Machado Kreutzfeld

Divulgação

Hábitos Saudáveis

Uma vida saudável inclui hábitos saudáveis, entre estes, os hábitos de higiene são fundamentais para evitar doenças e preservar a saúde, principalmente nestes tempos de pandemia. Neste sentido, a professora Helen J. B. Pinto, juntamente com a auxiliar Leonice Alflen, desenvolveram a atividade “Tomando Banho”, com a turma do pré-escolar. O objetivo consistiu em desenvolver conscientização sobre a importância dos hábitos de higiene, além de percepção sobre a ação prática de higienização do corpo. As atividades relacionadas ao tema também permitiram aprimorar a coordenação motora, criatividade, imaginação, ampliação do vocabulário e reconhecimento de si.

O Circo na Escola

O circo exerce um papel social de transmissão da arte circense e seu espaço permite com que as pessoas se desenvolvam e tenham contato com uma nova cultura, participando de espetáculos e vivências diferenciadas. Enquanto que as atividades acrobáticas consistem na execução de exercícios de equilíbrio, saltos e voos e criam laços de amizade e confiança. Neste sentido, a professora Jéssica da Silva desenvolveu, na aula de Educação Física,  com as turmas do 1º e 2º ano a atividade “ O Circo na Escola”.

O objetivo consistiu em conhecer e experimentar as atividades circenses, em seu contexto histórico e prático, por meio do malabarismo, acrobacias de solo, equilibrismo e atividades expressivas, ampliando o desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes.

Projeto dança comigo

A dança permite a expressão de sentimentos com os quais os estudantes não sabem lidar de antemão, desenvolve a autonomia, além de auxiliar no processo de independência, expressão de si e criação de vínculos. Com o objetivo de cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, a partir da dança e de suas manifestações, foi desenvolvido o “Projeto dança comigo”, nas aulas de Arte e Musicalização, com as turmas do Pré-Escolar ao 5º ano.

Dessa maneira, foi possível experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos; estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado; experimentar diferentes formas de orientação no espaço; criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança; além de discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola.

Nossa História

A história diz muito sobre a nossa identidade, no que acreditamos e também sobre o modo como agimos. Ela estuda as ações da humanidade através do tempo e investiga o que as pessoas fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão de quem somos. Visando proporcionar esta compreensão, a professora Rosane Pereira Walz desenvolveu com as turmas do 3º, 4º e 5º ano, atividades relacionadas ao reconhecimento e identificação da história e realidade local, por meio de entrevista, análise de documentos e passeio de campo. Posteriormente, os dados coletados foram organizados e sistematizados para a produção textual, reflexões e ampliação de significados.

A Casa Massaranduba

Dialogando com o tema 60 anos de Massaranduba, a professora Helen J. B. Pinto, juntamente com a auxiliar Leonice Alflen, desenvolveram “a Casa Massaranduba” com a turma do Pré-Escolar. A atividade consistiu em reaproveitar uma caixa de papelão transformando o artefato em brinquedo para as crianças expressarem sua criatividade e imaginação. A obra contou com o protagonismo e autonomia dos estudantes para sua elaboração e uso em espaços e contextos diversificados, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais, alinhada à sustentabilidade.

Recursos naturais na comunidade

Os recursos naturais são os bens que vêm da natureza e são usados pela humanidade para várias finalidades diferentes, sendo classificados como renováveis e não renováveis. Dessa forma, as florestas, o solo, a energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios, a água e muitos outros são recursos naturais.

Com o intuito de identificar na comunidade a relação entre os recursos naturais e o ser humano, a professora Maria Carolina orientou, nas turmas do 3º, 4º e 5º ano, um passeio de campo, vinculado às aulas de Ciências e Experimentação. Dessa maneira, foi possível desenvolver, por meio da observação, reflexões sobre a importância de uma relação de equilíbrio com a natureza, expressadas em rodas de conversa e na elaboração de textos e cartazes.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x