Educação

JDV Educação Massaranduba: Conheça a escola municipal Nicolau Jensen

Os alunos fizeram teatro; pesquisaram sobre hábitos de redução, reuso e reciclagem de materiais consumidos; tiveram aula de educação financeira e mais

06/10/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Conheça a escola municipal Nicolau Jensen

Divulgação

Reciclagem – (3º ano)

As turmas dos 3º anos, matutino e vespertino, mediados pela professora Fabiana B. Baldussi, pesquisaram e ampliaram seus hábitos de redução, reuso e reciclagem de materiais consumidos em casa e na escola. Na escola foi realizada a reciclagem com revistas, papel cartão colorido e jornais. Os alunos Anthony Heuchling e Nauane Cristina Benke, também realizaram a experiência da reciclagem de papéis em casa com seus familiares.

Em casa, os alunos com seus familiares perceberam o quanto podem reduzir, reutilizar e reciclar materiais que usamos diariamente.

Todos cidadãos devem colaborar com o serviço de coleta do lixo, fazendo o recolhimento seletivo em sua casa, prédio, escola, comércio… Dessa maneira, os recursos naturais estarão sendo preservados e as cidades mais limpas.

Teatro: Pedro Malasartes e o pássaro Lapão (4º ano vespertino)

Diferentes gêneros textuais estão inseridos no currículo escolar, fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O foco principal da professora Rosani Sueli Kuckzkowski, do 4º ano do Ensino Fundamental, a partir do teatro dentro do ambiente escolar, é propiciar um melhor desenvolvimento na aprendizagem, considerando este como um grande aliado no processo cognitivo, afetivo e psicossocial. Os estudantes representaram, com o teatro, muitas de suas aventuras e assim desenvolveram seus conhecimentos e suas habilidades. Foi um momento enriquecedor, com significativo estímulo à leitura e à responsabilidade.

Educação Financeira (1º Ano)

A turma do primeiro ano da Escola Nicolau Jensen trabalha a educação financeira. Como parte do trabalho, cada aluno confeccionou, com sua família, um brinquedo feito com materiais de sucata. Em sala de aula, cada aluno escreveu uma lista de materiais utilizados para fazer o seu brinquedo. Eles brincaram com os objetos criados e, juntos, refletiram por de um diálogo sobre as diferenças dos brinquedos de antigamente e dos atuais: o custo em dinheiro e o valor emocional destes.

Dia da Árvore (2º ano vespertino)

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. As professoras Andreia Bassani Besen e Ana Claudia Borba, juntamente com a turma do segundo ano vespertino, foram observar as árvores e paisagens do bosque perto da Escola Nicolau Jensen. Essa estratégia permitiu sensibilizar os alunos dos benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos.

Educação Física: Atividade de Circuito Psicomotor – turma do “Pré-Escolar Balão Mágico”

O desenvolvimento psicomotor adequado possibilita o domínio sobre o próprio corpo, movimentos, bem como dos aspectos emocionais e cognitivos. Desenvolver habilidades ligadas à lateralidade, organização espacial e temporal, coordenação motora e esquema corporal são fundamentais para o desenvolvimento da criança, destaca o professor de Educação Física, Murilo Demarchi Formigari.

Arte: Recorte de papel e colagem de grãos

Com o objetivo de desenvolver a coordenação motora utilizando diferentes materiais que encontramos na natureza, cada criança recebeu uma folha com corações e círculos e foram criando suas formas com protagonismo e autonomia e, assim, formando diferentes flores, conforme o filme que haviam assistido na aula anterior, enfatizando o início da estação da primavera.

Ferramentas Tecnológicas na Pré-Escola (Pré-escolar II)

Estimular o pensamento crítico, criativo e lógico, assim como a curiosidade por intermédio do uso dos jogos no Chromebook, permitindo que a criança seja desafiada em seus limites através do lúdico e adquira habilidades no manuseio dos equipamentos e compreensão nas etapas dos jogos.

Minimercado (5º ano)

A turma do 5°ano, juntamente com a professora Gracieli, desenvolveu em sala um minimercado. A atividade lúdica permitiu vivenciar diversas habilidades e conhecimentos, como o raciocínio lógico, atenção, concentração, reflexão, linguagem e interação com os demais colegas, construindo com os alunos os conceitos de adição, subtração e multiplicação. A atividade buscou trazer aos alunos o senso de administração financeira, a fim de melhorar o aprendizado na disciplina de Matemática.

Livro Encantado: Conhecendo o Sítio do Pica-Pau Amarelo (Pré I)

O objetivo geral foi de conhecer a literatura infantil de Monteiro Lobato, por meio da apresentação dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, oportunizando às crianças momentos lúdicos de aprendizagens, experiências, reconto de histórias, interações e brincadeiras. As professoras Sandra Simon e Andreia Besen encantaram as crianças com esse projeto.

Estudando as horas e o calendário (2º ano matutino)

Essa atividade teve como objetivo relacionar as posições do SOL em diversos horários do dia, associando o tamanho da sombra projetada, a fim de identificar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções de tempo (antes, durante e depois) utilizando diferentes marcadores de tempo (relógio e calendário). Essas vivências de aprendizagem foram mediadas pela professora Liana Maria Zapelini Ranghetti.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de Telegram!

Notícias relacionadas

x