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JDV Educação Massaranduba: Conheça o CEI Ivete Spézia Schmitt

O que é a compostagem?

20/04/2022

Vale muito cuidar: compostagem

Dando continuidade as atividades propostas para o Projeto Criativo Ecoformador “Vale muito Cuidar: Meio Ambiente” do CEI Ivete Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca, realizamos a composteira.

A compostagem é processo para produção de adubo orgânico utilizando as cascas de frutas e legumes produzidas no CEI. A compostagem orgânica reduz lixo, emissão de gases do efeito estufa, entre outros benefícios. No final do processo o adubo formado será utilizado na horta e canteiros do CEI.

O que é a compostagem?

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil. A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

A cultura da Páscoa

A Páscoa, termo grego que significa “passagem”, representa uma importante festa dos cristãos para celebrar a ressurreição de Jesus. Desde os tempos mais antigos, a comemoração associa a ocasião ao coelho e ao ovo.

As duas figuras são simbolicamente ligadas à fertilidade. O coelho porque se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. A prática de pintar ovos cozidos, decorados com desenhos e formas abstratas, também está associada à esperança de vida nova. A pintura acontece desde que os imigrantes chegaram a nossa região.

As professoras Franciele Stein, Maura Rozana Petry, Dilva Spezia, Aline Rohweder e Cheila Marezani, das turmas dos Jardins A, B e C, trouxeram para as crianças a pintura de ovos cozidos com corante natural.

O coelho da Páscoa também visitou a instituição, passou em todas as turmas, conversou com as crianças e entregou uma lembrança para cada um.

Artes e musicalização: várias possibilidades de desenvolvimento no pré-escolar

As aulas de artes e musicalização são momentos que permitem ao aluno aprender novos conceitos, compreender melhor o mundo a sua volta, exercitar seu pensamento crítico, desenvolver habilidades e fruir de momentos em que podem se manifestar de modo mais expressivo. São abordadas questões como ritmo, movimento, lateralidade, socialização, desenvolvendo escuta, percepção espacial, criatividade, aprendizado, comunicação, concentração e foco. Através da exposição a diferentes sons a criança é sensibilizada para apreciar e assim expandir seu repertório.

A professora Raquel K. Labes vem desenvolvendo na área artística trabalhos individuais e em grupos, onde as crianças são instigadas a aprimorar habilidades motoras como no uso de lápis com desenho e pintura, tesouras e recortes, colagens e dobraduras. Apresenta-se artistas, obras, conceitos e estilos para que observem, questionem e façam suas ponderações. Na prática, executam atividades que permitem desenvolver diversas aptidões e expressões de seus interesses, compreendendo transformações e acontecimentos, de forma diversa, criativa e fazendo uso de materiais alternativos.

Musicalização na educação infantil

A música é um poderoso instrumento capaz de auxiliar, e potencializar o desenvolvimento infantil.  Através da música, estimulamos a criatividade, a sensibilidade, a concentração, memória, consciência corporal, a motricidade, a fala, auxiliando assim para o desenvolvimento integral da criança. E esse trabalho está sendo desenvolvido pelas professoras Andreia Safanelli, Jaqueline Oechsler, Leidimara Bardim e Valmira Borchardt durante este ano.

A música desperta na criança a alegria, a vontade de cantar, de dançar, e, ao fazer isso, amplia a capacidade corporal, a percepção de espaço, delimita ou expande os movimentos e a percepção de si e do colega. São utilizadas diversas estratégias para explorar a música, como instrumentos musicais, fantoches, livros, materiais alternativos (panelas, pratos, chocalhos, pedaços de madeira).

Desta forma, o trabalho com a música na educação infantil além de contribuir para o desenvolvimento integral, leva prazer, alegria e bem-estar para aos ouvidos das crianças, promovendo relaxamento e equilíbrio emocional.

Educação física: desenvolvendo o mundo espacial da criança

As atividades motoras são importantes para que a criança conheça seu próprio corpo. Oferecer atividades diversificadas, que trabalhem as diferentes áreas corporais e estimulem seu desenvolvimento é o que está presente no planejamento do professor Ademar J. Otto Jr., ao realizar suas aulas.

Além de realizar atividades como circuitos, brincadeiras de roda, jogos individuais e em grupo ele também busca a diversão que torna a aprendizagem prazerosa e aumenta a participação das crianças. Nas suas aulas podemos observar balanços em árvores, balanços com pneus, brincadeiras puxando ou pulando com sacos, equilibrar-se sobre tambor como se fosse um touro mecânico.

Os objetivos de desenvolvimento motor oferecidos para as crianças podem ser atingidos através de brincadeiras que tenham um contexto, uma história de aventura, um desafio, que as crianças possam fazer de forma coletiva, um ajudando o outro e decidir a melhor forma de passar pelos obstáculos.

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