Educação

JDV Educação Massaranduba: Educação Ambiental

A Campanha de Óleo no Futuro é uma iniciativa da Educação Ambiental do município e está em consonância com a Lei Estadual n° 14.330

15/12/2021

Projeto de Óleo no Futuro 2021

A Campanha de Óleo no Futuro é uma iniciativa da Educação Ambiental do município e está em consonância com a Lei Estadual n° 14.330, de janeiro de 2008 e prevê a coleta, reciclagem e beneficiamento do óleo de cozinha.

Por que participar?

Um litro de óleo despejado nos rios polui até um milhão de litros de água. O óleo contamina o solo e o lençol freático, impermeabilizando-o causando as enchentes nos períodos chuvosos. Quando o óleo chega no oceano, em contato com a água salgada, libera gás metano, um dos grandes causadores do efeito estufa e responsável pelo aquecimento global. Quando despejado no ralo pode provocar o entupimento das tubulações da rede de esgoto.

O município apresenta diversos pontos de coleta. No ano de 2021 foram coletados 2.835 litros de óleo de cozinha, os quais foram revertidos em produtos de limpeza.

Dúvidas entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente ou Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo através da educação ambiental.

Faça a sua parte e colabore com a natureza.

foto21

Projeto Coleta de Resíduos Eletrônicos

No ano de 2021, o projeto teve continuidade. O ponto de recebimento de resíduos eletrônicos é o Ecoponto. Neste ano todo o resíduo eletrônico depositado no Ecoponto foi destinado ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI. O projeto atende a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei n° 9795/1999, e a Lei Nacional n° 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O que pode ser entregue no Ecoponto?

Eletroeletrônicos, informática e telefonia, vidros, óleo de cozinha, geladeiras, fogões, geladeiras, colchões, televisores, móveis diversos entre outros.

O que não pode ser entregue no Ecoponto?

Pneus, pilhas e baterias, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas, óleos lubrificantes automotivos. Estes itens devem ser entregues nos locais onde são comercializados. Cabe às indústrias a retirada destes produtos para reaproveitamento em seu ciclo ou outra destinação final ambientalmente adequada. Este procedimento de Logística Reversa é definido através da Lei 12.305/10.

Educação ambiental apresentará ações para o ano de 2022

O plano de ação será apresentado e discutido na próxima reunião do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental – GIEA que acontecerá dia 15 de dezembro às 8h30min no auditório Diego Petry.

A proposta é trabalhar diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Seguem como proposta:

* Realização de formações com gestores dos Centros de Educação Infantil e Escolas sobre os ODS;

* Ampliar na interdisciplinaridade o Projeto Resgate Árvore Maçaranduba;

* Efetuar a formação sobre Programa Vale Muito Cuidar, vinculado ao Plano de Gestão de Resíduos Sólidos;

* Fomentar e executar o Projeto Vale Plantar – A cada dois pés, plante um pé.

* Promover a segurança alimentar e nutricional e a conservação ambiental através do projeto educação agroecológica;

* Desenvolver o projeto Escola Sustentável – Práticas Conscientes;

* Projeto Àgua para o Futuro;

* Desenvolver ações pontuais em datas comemorativas ambientais.

Além das ações destacadas projetos paralelos terão continuidade como é o caso da economia solidária, projeto De Óleo para o Futuro, resíduos eletrônicos, campanha bota fora entre outros. Massaranduba está em fase de elaboração através do GIEA de seu Programa Municipal de Educação Ambiental.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x