Educação

JDV Educação Massaranduba: Educação financeira para crianças, aprendizado para a vida

Este projeto acontece na rede desde 2018

11/08/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Educação financeira para crianças, aprendizado para a vida

No dia 22 de julho de 2021, os professores dos anos iniciais estiveram em formação com a temática: Educação Financeira. O entendimento de Educação Financeira transcende a esfera econômica, já que lida com mudanças de hábitos, com a qualidade de vida nos contextos individual e social, atribuindo uma sensação de paz aos sujeitos, dentre outros fatores positivos que oportunizam uma mudança de mentalidade para a evolução da sociedade.

Leia mais:

Este projeto acontece na rede desde 2018, com a parceria da Cooperativa de Crédito Viacredi. Este ano, a rede recebeu exemplares de livros da autora Iraci Müller e Luís Roberto Dante para o desenvolvimento deste projeto em sala de aula do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Todos os livros são consumíveis e contribuirão, significativamente, com os processos de ensino e de aprendizagem vividos com os estudantes nas escolas da rede municipal de ensino.

São cinco volumes – um para cada ano escolar – e abordam temáticas importantes para o desenvolvimento integral e cidadão dos estudantes, corroborando com o trabalho pedagógico dos professores em sala de aula. Os livros possuem um viés interdisciplinar, alinhados com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Naquele dia, a própria autora, Iraci Müller, trabalhou com os professores sobre o uso deste material em sala de aula enfatizando que educar financeiramente as crianças desde a alfabetização é muito importante para desenvolver sua capacidade de agir na sociedade de forma crítica, participativa, ética e criativa. “É preciso criar uma relação positiva em relação à Educação Financeira desde a infância, para que, na fase adulta, as pessoas ajam com maior consciência e autonomia quanto ao uso do dinheiro de forma benéfica para o desenvolvimento econômico pessoal e do país e para conquistar uma boa qualidade de vida”, citou a autora.

Iraci trabalhou em parceria com a professora Zaira Albuquerque Correa, proporcionando aos professores da rede uma formação com ricas sugestões de trabalho, explorando as possibilidades de aprendizagem em cada volume da coleção. Este momento teve a presença e o cuidado constante da Equipe Técnica da Viacredi e da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

 

Gestão de finanças pessoais

 

Reflexões importantes também foram ofertadas aos profissionais da educação no dia 19 de julho, envolvendo o contexto da Educação Financeira. Estas foram mediadas por João Luiz Moser que abordou a relação com o dinheiro e os impactos dessas escolhas na gestão financeira pessoal, as reflexões sobre crédito e endividamento, investimento, orçamento familiar e consumo consciente. João tratou dessas questões com irreverência e proximidade ao que é vivido no cotidiano, tornando este momento prazeroso. Após o encontro pensamentos sobre sonhos e realizações pessoais, gastos, orçamentos, compras por impulso, investimentos, aposentadoria, entre outros, continuaram ecoando nos sujeitos que fizeram parte da formação. Afinal, quantos de nós conseguem de fato responder sobre “Onde foi parar o meu/nosso dinheiro? Quanto tempo eu preciso trabalhar para adquirir o que desejo? Preciso ou apenas desejo aquela compra? O que eu preciso fazer, financeiramente, para dar conta de realizar os meus sonhos?” Essas são apenas algumas das perguntas!

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x