Educação

JDV Educação Massaranduba: Educação Infantil – História do ADA

A metodologia do projeto reúne histórias em torno de uma mascote, um coelho de circo que tem muitas histórias para contar sobre situações que aconteceram com ele

25/08/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

JDV Educação Massaranduba: Educação Infantil – História do ADA

O Projeto de Educação Emocional “Histórias do Ada” – é promovido pela secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Secretaria de Assistência Social desde 2018. Este é desenvolvido para as turmas do pré II. O projeto tem como objetivo principal ensinar as crianças a reconhecer, expressar e lidar com suas emoções expandindo suas habilidades emocionais e sociais. A psicóloga da Assistência Social, Estela Laiz Nones Laffin é coordenadora e responsável pela criação do material. Conta com o apoio da coordenadora da Educação Infantil, Elísia Kasprowicz Stein, para execução da formação e do acompanhamento da aplicação do projeto.

Leia mais

A metodologia do projeto reúne histórias em torno de uma mascote, um coelho de circo que tem muitas histórias para contar sobre situações que aconteceram com ele. O nome do coelho é Ada. As professoras fazem a iniciação da história em sala de aula com muita ludicidade e fantasia, porém, o final da história é contado pelos pais em casa. Os pais também recebem uma orientação da psicóloga sobre como lidar com cada sentimento da criança e uma atividade para realizar com o filho.

Segundo Estela, “as histórias buscam aproximar o imaginário às situações vividas pela criança e o professor será o mediador que facilitará a compreensão das crianças através de exemplos do dia a dia. O professor deverá questionar as crianças e estimular a participação delas. É importante trazer situações da escola e de casa para que a criança entenda melhor”.

As professoras receberam materiais impressos com as histórias e atividades, e uma mascote do coelho Ada, de pelúcia, para utilização em sala de aula e nas atividades com a família. As crianças também recebem um baralho com ilustrações do coelho Ada e seus sentimentos.

Trata-se de um projeto de prevenção, que procura ensinar as crianças a lidar com suas emoções, reconhecendo-as e agindo de forma positiva, sem causar danos a si mesmo ou aos amigos.

O papel do professor neste processo da educação emocional, é fundamental, usando sua sensibilidade para transpor as barreiras do seu próprio conhecimento e da sua prática em sala de aula para abrir espaço para o debate e para a educação emocional.

O projeto ADA foi muito bem aceito, tanto que as crianças valorizam muito o Mascote e gostariam de levar mais vezes para casa.

O projeto tem previsão para término em novembro deste ano, na qual o Ada se despede com uma linda história. Ao longo da aplicação do projeto, as coordenadoras Estela e Elisia, estarão fazendo acompanhamento junto às professoras.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x