Educação

JDV Educação Massaranduba: Escola de Ensino Fundamental Alto Luiz Alves

Professora Suellin Aparecida Ribeiro e auxiliares de sala Andriéli Machado e Juliane Rosa Zanella, desenvolveram com as crianças do projeto “Viajando pelo Universo”

09/03/2022

Turma: PRÉ-ESCOLAR MISTO

Professora Suellin Aparecida Ribeiro e auxiliares de sala Andriéli Machado e Juliane Rosa Zanella, desenvolveram com as crianças do projeto “Viajando pelo Universo”, atividade Capturando ET.

Objetivos:

  • Participar de situações que envolvam a coordenação de habilidades manuais;
  • Relacionar a ideia de número à quantidade;
  • Desenvolver coordenação viso-motor, a atenção, concentração e a percepção visual;

A atividade foi realizada individualmente e o jogo foi escolhido devido à proporção que o tema tomou durante uma roda de conversa onde uma criança comenta que no espaço mora E.T.’s, e foi aí que tudo começou, muita conversa, debate, opiniões e curiosidades surgiram. O mais interessante foi o relato de uma das crianças, contando que na fazenda da avó viu E.T.’s, que eram verdes e orelhudos, ele contava muito empolgado e seus amigos escutavam atentos e curiosos.

No jogo, eles deveriam “caçar” E.T.’s que estavam na lua, um jogo bem lúdico e colorido, com detalhes muito interessantes, como, durante o jogo, aparece o planeta Terra, foguete e asteroide, tudo sendo observado e relatado aos olhos das crianças. Enquanto jogavam alguns iam falando tudo que viam, alguns tentavam acompanhar com contagem oral quantos estavam capturando, enfim, momento muito produtivo e rico em aprendizagem.

No final do jogo, a professora anotava quantos E.T’s cada criança havia capturado no quadro. No final a turma, junto com as professoras, debateram para ver quem foi o GRANDE E CORAJOSO CAPTURADOR DE E.T.’S.

Turma: 1º ano

Da professora Roberta Mosca e auxiliar de sala Emeli Gabrieli Chiodini, desenvolveu o projeto “Volta às aulas!”, com a atividade crachá do nome. A finalidade foi conhecer-se como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.

Os alunos do 1º ano confeccionaram um navio com forma de crachá a fim de que identificassem os seus nomes e se reconhecessem como sujeitos importantes, que possuem um nome que é só seu, além de propiciar o início da alfabetização. Afinal, estão aprendendo as letras do seu nome e estabelecendo relações com as letras de outros nomes ou palavras do dia.

Turmas: 1º e 2º ano

A professora Roberta Mosca e auxiliar de sala Emeli Gabrieli Chiodini, trabalharam o projeto  “A origem dos números e letras”, atividade história dos números, para compreender como surgiram os números e a importância em nosso cotidiano.

Antes de iniciar atividades sobre os números é importante às crianças saberem como eles surgiram, se eles sempre existiram…, quem inventou…. Então, em uma roda de conversa foi lançado estas perguntas para elas. Para que fosse sanada a dúvida deles foi passado um vídeo sobre a evolução dos números. Logo após assistirmos, realizamos uma roda de conversa sobre o mesmo.

Para que a aprendizagem fosse significativa, prazerosa e de fácil entendimento, montamos uma linha do tempo. As crianças foram divididas em grupos e cada um deveria desenhar ou colar algo que representasse a evolução do mesmo.

Turmas: 3º ano

A professora Tamiris de Souza desenvolveu com os alunos o projeto “Adaptação e revisão dos conteúdos”, com ilustração utilizando os números ordinais, com o objetivo de conhecer e compreender como podemos resolver situações problemas utilizando os números ordinais.

Os alunos do 3º ano desenvolveram uma atividade utilizando os números ordinais. A proposta da atividade era construir um prédio seguindo as orientações propostas para eles. Assim, com a atividade conseguiram compreender que os números ordinais nos dão posição e ordem daquilo que queremos representar com diferentes situações cotidianas e reconhecer que estes não indicam contagem, mas sim, ordem e posição.

Projeto Gênios Socioemocional

Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos, buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.  E ter um suporte como o livro Educacional Gênios é sem dúvida de grande ajuda no processo de aprendizagem das crianças.

É nas atividades que o livro apresenta que podemos proporcionar momentos em que as crianças possam extravasar emoções e, mais profundamente, reconhecer sentimentos em sala de aula.

Além disso, as crianças que têm a oportunidade de reconhecer os próprios sentimentos, compreendendo o que lhes causa alegria, tristeza, dor, admiração e tantos outros, têm condições de perceber a importância deles e de construir a ideia de que as outras pessoas também podem sentir.

Desta forma além dos professores obterem um recurso que lhes ajudará no desenvolvimento socioemocional das crianças, as famílias também poderão contar com este subsídio. Sendo assim, o trabalho em parceria é de fundamental importância para que se obtenha sucesso no desenvolvimento deste projeto.

Turmas: 4º ano

A professora Maristela Duwe, desenvolveu a atividade visualizar através da cabine de luz a forma correta da higienização das mãos. Com isso, ficou demonstrado de forma lúdica, a importância da lavagem das mãos como principal medida para evitarmos a transmissão de germes e bactérias causadores de doenças, além de estimular a reflexão dos alunos sobre outros benefícios dos hábitos de higiene.

A higienização das mãos é uma medida de prevenção de transmissão de diversas doenças. Entre essas doenças, podemos destacar a Covid-19. Uma das principais formas de sua transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio de mãos não lavadas.

Dessa forma, manter as mãos limpas evita a infecção e transmissão do novo coronavírus, entre outras doenças.

Para que os alunos pudessem ter a consciência da importância de se higienizar bem as mãos, realizamos a experiência da caixa preta.

Inicialmente foi passado um gel florescente (que só é visível através de uma luz especial) em suas mãos. O segundo passo que os alunos realizaram foi lavar bem as mãos.  E para finalizar a experiências, o último é que sob a luz negra os alunos expuseram suas mãos e observaram possíveis sujeiras que representassem vírus ou mesmo bactérias.

Como conclusão, o local onde os alunos não lavaram corretamente as mãos, a presença do gel (que no momento representava os possíveis vírus e bactérias) ainda estava em evidência.

Assim, todos perceberam que lavar as mãos e higienizá-la de forma correta além de ser saudável, reduz o risco de transmissão de doenças.

Turmas: 5º ano

A professora Fernanda de Souza realizou com os seus alunos o projeto “Rever para aprender”, com a atividade trilha matemática, para identificar e utilizar os símbolos que diferem as duas operações matemáticas: adição e subtração.

No início do ano letivo sempre realizamos a retomada de vários conteúdos. Com a finalidade de tornar esse tema mais dinâmico surgiu a ideia de montarmos uma trilha da adição e subtração, onde cada aluno montou o seu jogo e depois eles puderam compartilhar e jogar com os demais colegas da sala.

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