Educação

JDV Educação Massaranduba: Escola Professora Araci Duarte

O tema “a matemática na fotografia” surgiu com o objetivo de explorar a imagem fotográfica

20/04/2022

Educação física

Uma das atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física, ministradas pelo professor Henrique Thiago Bialli com as turmas dos anos iniciais da Escola Araci Duarte, desenvolveu o espírito de equipe, o trabalho coletivo, a coordenação motora, a atenção e a concentração das crianças, pois além de prestarem atenção, elas devem observar o desenvolvimento da atividade dos demais componentes do seu grupo.

A matemática na fotografia

O tema “a matemática na fotografia” surgiu com o objetivo de explorar a imagem fotográfica, compreendendo as aplicações matemáticas que são feitas a partir delas, deixando assim o ensino mais atraente. Descobrimos que a matemática está diretamente ligada à vida do fotógrafo. Questões como velocidade das lentes, simetria, ângulo, perspectiva, formas geométricas, razão Áurea, as operações matemáticas e o avanço tecnológico puderam ser explorados com criatividade. Este tema está vinculado ao projeto de matemática e aconteceu com a turma do 7º ano da Escola Araci Duarte nas aulas da professora Tamires Lays Tomio.

Atividade de Páscoa

Os alunos do 4º e 5º ano da professora Alires Teresinha Sadzinski Jacobowski e auxiliar Ângela Geworowski desenvolveram a atividade de Páscoa confeccionando a cestinha com o objetivo de recordar tradições. Os conteúdos desenvolvidos foram relativos aos dias atuais com menção de ritos familiares dos alunos, integrando o antigo com o atual.

Dia diferente

No dia 12 de abril foi realizado na Escola Araci Duarte um momento de reflexão destacando a importância de viver em solidariedade, partilhar a esperança, dizer sim ao amor e lutar para um mundo melhor, pois estamos em tempo de renascimento… a Páscoa.  As turmas realizaram lindas apresentações de músicas, jograis, interpretações entre outras.

Logo após foi feita a troca das “cartas da paz” entre os alunos, que levaram para casa, a fim de socializarem as mensagens com seus familiares. Neste dia o lanche foi um café comunitário entre os alunos e funcionários da escola. Os alunos se divertiram muito à procura das cestas com chocolates que foram escondidas em pontos diferentes da escola.

No dia diferente os professores também tiveram que sair à procura de “vales cestas” para receber a lembrancinha de Páscoa. Foi um dia de reflexão, aprendizagem e muita alegria!

Cartas da paz

Cada estudante escreveu com seus familiares uma mensagem de paz, amor, solidariedade e esperança designada “carta da paz”, sendo feita a troca entre os alunos que levaram para suas casas a fim de socializar a mensagem com sua família. As mensagens também foram expostas através de cartazes no comércio, Prefeitura, Secretaria de Educação e posto de saúde do Centro para, assim, alcançar o objetivo da atividade em levar uma mensagem de paz para as famílias da comunidade e região.

Cestas de Páscoa

A Escola Araci Duarte parabeniza os ganhadores do sorteio das cestas de Páscoa que aconteceu no dia 13 de abril, nas dependências da instituição, com os seguintes ganhadores:

1º prêmio – Zauri Ascari   Nº 1.950

2º prêmio – Diones Casagrande Nº 2.804

3º prêmio –  Márcio Clay R. Alves Nº 1.365

Gêneros e produção textual

Nas aulas de português das turmas dos anos finais foi abordada a produção textual. A turma do 7º ano fez uma fotorreportagem, a turma do 8º produziu uma resenha e a do 9º ano escreveu um conto. Para fazer a fotorreportagem, os educandos utilizaram uma imagem como base.

Já os estudantes do 8º, para produzir a resenha, utilizaram as obras Narciso, de Caravaggio e The Lovers (Os Amantes), René Magritte, sendo que as imagens foram distribuídas aleatoriamente.  A turma do 9º ano escreveu o conto usando um tema da escola deles. Vale ressaltar que todos os gêneros foram apresentados e trabalhados durante as aulas de maneira diversificada.

Jogos de alfabetização

Este trabalho teve como objetivo construir e utilizar jogos para auxiliar no processo de alfabetização e letramento tornando o ato de aprender bem mais divertido e significativo na vida escolar dos estudantes. Foi realizado com as turmas de 1º ano matutino e vespertino, juntamente com a professora Mariléia Vavassori dos Santos e o auxiliar Alisson Pereira dos Santos.

Foram construídos jogos de alfabetização com materiais diversos, explorando letras, sílabas, fonemas, imagens, palavras, frases e materiais recicláveis. As possibilidades de construção de palavras com um dos jogos encantaram a todos despertando nos estudantes a alegria de aprender. Também possibilitou reflexões acerca do sistema de escrita e leitura reforçando o ato de aprender em sala de aula.

Produção de conteúdo audiovisual sobre a Era Vargas

Os alunos do 9° ano orientados pelo professor Josiel de Miranda Gonçalves produziram um conteúdo em vídeo para apresentação na aula de História. O assunto foi a Era Vargas. Eles foram responsáveis pelo roteiro e gravação do conteúdo, o qual foi apresentado à turma.

Os objetivos principais desse trabalho foram: Identificar o período da Era Vargas como um período de rompimento na política do café com leite das oligarquias paulista e mineira; compreender as principais características desse período, sobretudo o trabalhismo; entender que durante esse período, embora o país tenha passado por avanços, também teve retrocessos; criar respostas para os questionamentos a respeito do período histórico no país e compreender a relevância do período da Era Vargas para o país na atualidade. O trabalho possibilitou aos educandos uma metodologia diferenciada para aprender a história desse nosso imenso Brasil.

Amarelinha africana

A professora Larissa Kemski desenvolveu com os alunos do 7º ano a atividade Amarelinha Africana que possui origem no Moçambique. Caracteriza-se por ser uma brincadeira ritmada. Outra característica é o uso de instrumentos ou sons musicais. O ritmo da brincadeira deve ser marcado com palmas ou cantos realizados pelos participantes. O objetivo foi desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade e interação com o outro.  A atividade foi realizada em equipe e o jogo foi escolhido por ser diferente e trazer grande bagagem cultural. Os alunos ajudaram na montagem da amarelinha com fitas adesivas. Após a montagem a professora mostrou em vídeo como seria a brincadeira. Com o entendimento de forma teórica passou-se para a prática da atividade e os alunos se divertiram muito apesar dos erros e acertos. Além de toda a diversão, os alunos começaram a dar sugestões para melhorar a brincadeira, como: outras músicas para ritmar, fazer a sequência de alunos de forma diferente. A atividade foi muito proveitosa na prática e na teoria, pois os alunos além de conhecerem uma nova cultura, também puderam vivenciá-la.

Projeto água

As turmas do 2º e 3º ano, no mês de março, desenvolveram o “Projeto Água” juntamente com a professora Jaqueline Kubnik Jarocinski   e a auxiliar de sala Ângela Geworowski. O projeto teve como objetivo geral a sensibilização para a preservação dos nossos mananciais e do meio ambiente. Os alunos observaram o rio próximo da escola e seu entorno e verificaram vários pontos importantes como: poluição, desmatamento, coloração da água e mata ciliar. Depois foi discutida em sala de aula a importância da preservação da água para todos os seres vivos e exposto os conhecimentos através de cartazes.

Dia da Água

No dia 22 de março “Dia Mundial da Água” a turma do 3º ano juntamente com a engenheira agrônoma Lilian Fernanda Sfendrych responsável pela educação ambiental do município, a engenheira florestal da Amvali, Karina Holler, e a auxiliar técnica da Amvali, Djeniffer Cristine Vieira, fizeram a coleta da água do rio próximo da escola.  Em seguida foram fazer a análise da mesma para avaliar alguns parâmetros como amônia, PH, nitrato, nitrito e oxigênio dissolvidos e presentes na água. De acordo com a análise realizada foi constatado a presença de amônia, os demais parâmetros estavam dentro do valor ideal. Agradecemos a Secretaria de Educação e a Amvali pela parceria.

Pré-escola e a era digital

No início do ano nossa escola recebeu da Secretaria de Educação três mesas digitais interativas. A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de três anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos de alfabetização, entre outros.

Apresentamos para as turmas do Pré I e Pré II a mesa Play Table como uma ferramenta digital com jogos interativos dando ênfase na aprendizagem através da ludicidade e da tecnologia e as crianças ficaram encantadas!

Cada jogo tem um objetivo que está agregado ao planejamento. Já foi trabalhado jogo da memória, que teve como objetivo memorizar imagens rapidamente, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio, através da criação de relações entre imagem e sequência das cartas dispostas obedecendo às regras.

Também jogamos o jogo do quebra-cabeça que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina a fim de estimular diversas habilidades como capacidade de concentração e foco, noção espacial, desenvolvimento neurológico e psicomotor, raciocínio lógico, memória, resolução de problemas, persistência. Além disso, aprendem a utilizar a mesa de maneira organizada respeitando as regras dos jogos e de convivência. Professoras: Marynes, Myllene, Dwaine.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x