Educação

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias parte 10 – O comércio e o transporte coletivo

O comércio sempre teve muita ligação com o transporte

15/12/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias parte 10 – O comércio e o transporte coletivo

Divulgação

Como já mencionamos anteriormente, o comércio sempre teve muita ligação com o transporte. Se hoje temos veículos modernos e confortáveis, nem sempre foi assim. Os meios de transporte foram se modernizando ao longo do tempo. No início as pessoas se deslocavam para longas distâncias principalmente com carroças puxadas por animais, levando muito tempo para chegar ao destino.

No nosso município o primeiro ônibus, foi adquirido em 1923 pelo Sr. Germano Reinke, segundo entrevista do seu filho, o Sr. Rolf Reinke em 2011. O ônibus, que se chamava Massaranduba, fazia a linha Massaranduba-Blumenau e tinha espaço para oito passageiros.

Em 1927, o Sr. Germano dividiu a linha com seu cunhado, Sr. Arnoldo Nitz, que também adquiriu um ônibus, onde cada um deles assumia o transporte três dias por semana. Na década de 1930, o Sr. Francisco Bramorski também adquiriu um ônibus, sendo que no total havia três veículos realizando a linha Massaranduba-Blumenau (SPEZIA; RANGHETTI, 2012).

Segundo relatos, as pessoas que usavam o transporte coletivo iam a Blumenau principalmente para comprar mercadorias como comida (charque, linguiça, sal) com a parada na Companhia Jensen.  Além disso, também compravam tecidos, linhas e fios de costura, entre outros. O que mudou muito com a modernização dos meios de transporte foram também às estradas. Pois no começo os ônibus e veículos encalhavam muito devido à precariedade das estradas, que passaram a ser macadamizadas e só depois de muito tempo receberam calçamento e asfalto.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x