Educação

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias – parte 6: A igreja na nossa história

A Igreja Católica tem sua origem com a chegada de italianos e poloneses

04/11/2021

Continuando o resgate histórico de nosso município podemos perceber que a questão religiosa teve um papel fundamental na sua ocupação e colonização, herança que os primeiros imigrantes trouxeram de seus países de origem. As primeiras organizações religiosas em Massaranduba tiveram início com as Igrejas Católicas e Luteranas, sendo também centros de educação para crianças e espaços de manutenção de valores e tradições culturais.

A Igreja Católica tem sua origem com a chegada de italianos e poloneses. Segundo registros da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Massaranduba, a primeira capelinha católica no Guarani Mirim iniciou a construção em 1893 e ficou pronta em 1894. Todo o material desta capela, como tijolos e a madeira foram produzidos manualmente com a participação da comunidade. Porém, em 1911, foi construída outra capela, sendo a primeira Igreja Matriz da região, denominada Sagrado Coração de Jesus.

Na época estava à frente os padres Lazaristas, procedentes da Polônia, que permaneceram aqui até 1920. Posteriormente começaram as tratativas para a vinda de outros padres a fim de atenderem a comunidade e como os Salesianos já atendiam a Paróquia de Luiz Alves, os religiosos de Dom Bosco passaram atender também Massaranduba. Assim, em 1921, ficou aprovada a vinda dos padres salesianos, que há 100 anos desenvolvem trabalhos religiosos no município.

O surgimento da Igreja Luterana em Massaranduba, conforme Tese de Doutorado do Pastor Claudir Burmann (2019), ocorreu por meio da imigração europeia por meio da expansão de Blumenau. Não há uma data exata, mas estima-se que seja já no início da ocupação por descendentes alemães na década de 1870.

Apesar de já acontecerem cultos e visitas esporádicas de pastores de Blumenau, especialmente da Vila Itoupava, tem-se o ano de 1895 como início oficial da Igreja Luterana no município, por meio de um registro denominado “Pedido de Apoio Escolar” emitido em 1914, em que consta a data de fundação da escola da colônia 58, onde hoje se localiza a Comunidade Massaranduba 58.

A história da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas de Massaranduba, conforme pesquisa de Liane Barg Wiese (Histórias, Memórias e Saberes Comunitários em Massaranduba, 2017), nasceu a partir do programa alemão de rádio, Benção Dominical. A jovem Dorli Sasse convidou o pastor menonita de Blumenau que transmitia o referido programa a realizar estudos bíblicos na casa de seus pais em Massaranduba.

Algum tempo depois essas reuniões passaram a acontecer em outras casas como da família de Alvin e Alida Krüger. Em 1975 foi aprovado e registrado legalmente o primeiro regimento interno. Não há registro de conclusão e inauguração da atual igreja que se localiza no Centro. Porém estima-se que seja 1976.

Com o passar dos anos e a vinda de outros emigrantes e migrantes, outras Igrejas surgiram em Massaranduba. Atualmente há algumas formas de organizações religiosas, cada qual com sua importância e contribuição ao município. Ressaltamos que o respeito a diversidade religiosa sempre deve estar presente em nossa história.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x