Educação

JDV Educação Massaranduba: Parque Sonoro no CEI Mundo Infantil

Com a intencionalidade das crianças aprenderem a partir de diferentes contextos, foi criado o parque sonoro no CEI Mundo Infantil

11/08/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Parque Sonoro no CEI Mundo Infantil

Com a intencionalidade das crianças aprenderem a partir de diferentes contextos, foi criado o parque sonoro no CEI Mundo Infantil. A criança, ao explorar os diferentes tipos de sons, desenvolve seus sentidos, amplia o repertório cultural e constrói seu próprio repertório, ao desenvolver sua criatividade. O estímulo em diversos ambientes proporciona a aprendizagem significativa e prazerosa para a criança, que através da brincadeira, da interação com seus pares, desenvolve suas competências cognitivas, socioemocionais, sensoriais, físicas e culturais. Panelas, chaves, talheres, embalagens plásticas, latas, tampinhas de garrafa. Esses e outros objetos nada teriam em comum se não fosse por um detalhe: todos eles produzem sons, e por isso fazem parte do Parque Sonoro criado no CEI Mundo Infantil no mês de julho.

Leia mais:

Formado por um espaço contendo diferentes sonoridades, o Parque Sonoro tem o objetivo de provocar a curiosidade das crianças de 0 a 3 anos que frequentam o CEI, de modo a despertar em cada uma delas a vontade de experimentar novos sons e entrar em contato com o universo sonoro sem a formalidade de fazer música.

Para montar este espaço, foi necessário a ajuda das famílias, enviando para o CEI utensílios domésticos que já não eram mais utilizados. Este espaço passará por mudanças ao decorrer das semanas, sendo transformado conforme o interesse das crianças e a possibilidade de acrescentar novos objetos e materiais.

 

Alimentação Saudável no CEI

 

Na educação infantil, o cuidar e o educar caminham juntos, são indissociáveis. Para que possamos promover o cuidar e o educar para nossas crianças é necessário a garantia de seu desenvolvimento integral e o cuidado consigo mesmo, com o outro e com o ambiente em que vivemos. Pensando nisso, neste segundo semestre iniciamos no CEI o projeto “Da infância para o Mundo: a alimentação saudável no Mundo Infantil”.

Desde cedo as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem e obterem hábitos de alimentação saudável, para que possam desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta. Necessitam ser estimuladas a consumir os alimentos que estão disponíveis na natureza, como: frutas, verduras e legumes; de preferência os alimentos típicos de sua região.

Por isso, para iniciar o projeto, foi construído no CEI uma horta onde as crianças irão plantar alimentos que serão utilizados em suas refeições. Trabalhar a alimentação saudável não vem ao encontro apenas com nutrir o corpo, mas também pensar de forma coletiva, está relacionada com cidadania, cultura, sociedade, saúde, educação, economia, direitos humanos, meio ambiente, e tantos outros.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x