Educação

JDV Educação Massaranduba: Porque Massaranduba?

A história conta que o nome Massaranduba originou da abundância da árvore de madeira avermelhada, dura, homogênea e resistente à umidade

09/09/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Porque Massaranduba?

Divulgação

A história conta que o nome Massaranduba originou da abundância da árvore de madeira avermelhada, dura, homogênea e resistente à umidade. Algumas fontes indicam que a Maçaranduba é uma espécie do gênero Manilkara, da família das Sapotáceas. Porém, não há registros dessa espécie no município atualmente. Acredita-se que existiu há alguns anos atrás.

A pesquisa socioambiental e científica realizada através do Projeto Resgate da Árvore Maçaranduba, pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, via educadora ambiental Mariléia Selonke e a engenheira florestal Djeniffer C. Vieira, indicou que a espécie adotada pelos massarandubenses é a Matayba intermedia. Essa espécie, da família das Sapindáceas, é mais conhecida, no âmbito geral, como camboatá-branco ou camboatá. Há algumas dessas no município como essa em frente à Prefeitura Municipal.

Uma característica fácil para diferenciar as duas espécies são as folhas, pois a árvore Maçaranduba que temos atualmente possui folhas compostas, já a científica (Manilkara subsericea) possui folhas simples.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x