Educação

JDV Educação Massaranduba: Projeto Hortas Escolares

Integrante do Dia de Cooperar, a Cooperativa Juriti realizou em julho uma campanha de arrecadação de alimentos e agasalhos

01/12/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Projeto Hortas Escolares

Divulgação

Integrante do Dia de Cooperar, a Cooperativa Juriti realizou em julho uma campanha de arrecadação de alimentos e agasalhos, além de doação de ferramentas para o Projeto Horta Escolar, em parceria com a Prefeitura de Massaranduba, Secretaria da Educação e Secretaria de Agricultura.

Na véspera do Dia Internacional do Cooperativismo, em 2 de julho, no auditório Irineu Manke, da Cooperativa, foi entregue as ferramentas para 15 escolas e centros de educação infantil das redes municipal e estadual, de caráter didático e confecção das hortas.

Os gestores das escolas e centros infantis receberam as ferramentas (pás, enxadas, carrinhos de mão, baldes, ancinhos e outras) para o preparo das hortas. Foi a primeira etapa do projeto. A segunda foi a entrega de barro e substrato para o plantio das mudas de hortaliças, feita em agosto.

O projeto Hortas nas Escolas será finalizado na sexta-feira (3), às 14h, no auditório da Cooperativa, com a participação da diretoria, do prefeito Sésar Tassi, dirigentes dos 15 estabelecimentos participantes, Secretarias da Educação e da Agricultura.  A Juriti fará entrega de uma placa finalizando o projeto e mais uma muda de tangerina para que seja plantada em cada estabelecimento.

Formação de economia solidária 2021

No dia 22 de novembro foi realizada a última reunião sobre economia solidária do ano de 2021. Na ocasião foi apresentada pelo grupo a proposta da aplicação do Plano Municipal de Economia Solidária para 2022:

– Formalizar Termo de Cooperação Técnica com a FURB para auxiliar os trabalhos de Economia Solidária no município de Massaranduba;

– Organizar o grupo participante da feira de Economia Solidária;

– Viabilizar um espaço para comercialização para a realização da feira municipal;

– Viabilizar a comercialização nos principais eventos realizados na cidade e a feira itinerante;

– Fomentar a formalização dos empreendimentos econômicos solidários através de rodas de conversa buscando incentivar o associativismo;

– Lançar a proposta de criação da Lei Municipal de Economia Solidária, após apresentação do projeto para o poder executivo.

Criador do nome da mascote AMBI é homenageado

Autor do nome da mascote do Programa de Educação Ambiental de Massaranduba foi homenageado no dia 22 de novembro no gabinete do prefeito Sésar Tassi. Com votação encerrada no dia 17 de novembro e com 1.196 curtidas, AMBI é o nome da nossa mascote.  O nome foi idealizado pelo aluno Henrique Spézia do 6° ano B da Escola Municipal Pedro Aleixo que remete à ambiente.

“O nome sugerido foi AMBI, pois a preservação do meio ambiente depende da participação de todos, assim como a preservação da espécie do gato – maracajá.  Precisamos preservar e cuidar de todo o sistema para que as gerações futuras também possam preservá-lo., salienta o ganhador do prêmio.

AMBI fará parte de diversas ações do município, proporcionando de uma maneira lúdica e divertida, a oportunidade de representar a Educação Ambiental e a importância da conservação da biodiversidade.

GIEA participou do Encontro de Educação Ambiental

O Grupo Intersetorial de Educação Ambiental de Massaranduba – GIEA participou no dia 25 de novembro do 3° Seminário de Educação Ambiental promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI.

Na ocasião Massaranduba apresentou os trabalhos realizados, no município no ano de 2021 e a proposta de ações para o ano de 2022. Também foi apresentado pela Escola Pedro Aleixo o resultado do trabalho do Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede –  IAR. Massaranduba agradece pela participação de todos.

Lideranças se reúnem nesta quarta para concluir Plano de Turismo

A Prefeitura de Massaranduba, o Conselho Municipal de Turismo e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo realizam nesta quarta-feira, 1º de dezembro, às 18h30min, no Auditório Diego Petry, da Casa da Juventude, com a parceria do Sebrae, a última etapa do Plano Estratégico de Turismo. O documento está sendo construído há vários meses. Em agosto foi apresentado e discutido o diagnóstico do Plano Estratégico de Turismo. Foi feito também uma pesquisa com a comunidade para conhecer a sua percepção em relação ao setor, que demonstrou na sua grande maioria aceitação ao desenvolvimento do turismo em Massaranduba.

Outro ponto importante foi a caracterização da demanda, com uma classificação hierárquica do potencial de cada atrativo visitado, seguindo a metodologia do Ministério do Turismo. Agora serão definidas as estratégias e diretrizes a curto, médio e longo prazos para os próximos 10 anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x