Educação

JDV Educação Massaranduba: Projeto mãos a horta

O projeto “Mãos a Horta”, que está sendo realizado pelo 1ºB e 2º anos da Escola Padre Bruno Linden, com a professora Josiane C. Kieckhoefel

09/09/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Projeto mãos a horta

Divulgação

O projeto “Mãos a Horta”, que está sendo realizado pelo 1ºB e 2º anos da Escola Padre Bruno Linden, com a professora Josiane C. Kieckhoefel surgiu como possibilidade de atividade após a contação de história, “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinki. Nesta, a família cultiva sua horta e, no momento da colheita, um rabanete havia crescido tanto que necessitou da ajuda de todos os membros da família para colhê-lo.

Ao término, alguns estudantes falaram que, em sua casa, também já tinham colhido grandes legumes, outro falou que o trabalho da mãe é justamente o cultivo de alface hidropônica, fazendo o plantio, o cultivo, a colheita e a venda do produto, outros relataram que nunca tinham visto uma horta e, outros, ainda, que sabiam como era, mas não tinham nada plantado em casa.

Após a conversa com os estudantes, percebemos a necessidade de revitalizar a horta na escola, substituindo o “espaço esquecido”, por um novo, tendo as crianças como partícipes deste processo.

Ajudaram no trabalho de carregar o barro, misturaram com o esterco e plantaram as mudas oferecidas pela Cooperativa Juriti.

Em sala de aula, estamos estudando quais os cuidados que as plantas precisam para sobreviver, como realizar estes cuidados, partes das plantas, diferenças entre elas. E, quando estiverem em tempo de colheita, faremos o estudo de receitas que podem ser feitas com os legumes e verduras que estão sendo cultivados.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x