Educação

JDV Educação Massaranduba: Projeto viajar sem sair do lugar

Por meio da leitura é possível se transportar para o desconhecido, despertar os sentimentos e emoções para dar sentido ao que está sendo lido

09/09/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Projeto viajar sem sair do lugar

Divulgação

A realidade atual vem afastando cada vez mais nossos estudantes da leitura. O uso exagerado do celular, o acesso restrito a leitura na família e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e desta forma percebe-se as dificuldades na escola, no vocabulário precário, reduzido e informal, na dificuldade de compreensão, nos erros ortográficos, nas produções simplistas dos estudantes, nos conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.

Por meio da leitura é possível se transportar para o desconhecido, despertar os sentimentos e emoções para dar sentido ao que está sendo lido.

Neste sentido pensamos ser dever de nossa Escola, juntamente com toda equipe pedagógica, propiciar aos nossos estudantes momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, o entendimento da importância de se adquirir o hábito de ler. O estudante precisa perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o estudante não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Este projeto conta com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o estudante deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos estudantes compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

No dia 3 de agosto de 2021 iniciamos o projeto com os 15 minutos de leitura sempre na primeira aula do dia. Cada estudante terá um livro consigo e no início da primeira aula do dia para fazer a leitura envolvendo todas as disciplinas. Os estudantes são incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura. Ao mesmo tempo, os professores podem oferecer aos estudantes, gêneros de leitura variados como poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.

Uma vez por semana os alunos vão à biblioteca da Escola para a troca de livros e a aula de leitura na disciplina de Língua Portuguesa e nos anos iniciais com o professor (a) regente.

No dia 11 de agosto – Dia do Estudante – foi entregue como presente um livro para cada aluno. De 1º ao 5º ano o livro “505 atividades” que a APP (Associação de Pais e Professores) comprou. De 6º ao 9º ano numa parceria com a Academia de Letras do Brasil Seccional de Massaranduba e a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina conseguimos a doação da parte dos escritores catarinenses Manuel José Conchinha e Apolônia Gastaldi,  livros de literatura desses dois autores. Também foram entregues livros aos professores que são eternos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x